Petróleo

Petróleo sobe 8% em três dias com corte agressivo na produção da Opep+ à vista

04 out 2022, 15:49 - atualizado em 04 out 2022, 15:49
Opep
(Imagem: REUTERS/Leonhard Foeger)

O petróleo encontra força para engatar outra alta, mirando reunião da Opep+ amanhã em Viena. Desde sexta-feira (30), o petróleo vem ascendendo e já acumula 8% de altas consecutivas.

Por volta das 14h50, o WTI (referência americana) e o Brent (referência internacional) subiam, respectivamente, 3,36% e 3,05%. 

A expectativa é de que o cartel dos países produtores e exportadores anunciará um significativo corte de produção, sondado em mais de 1 milhão de barris por dia.

A ideia já vinha sido aventada pelos ministros da Energia da Arábia Saudita e do Iraque, ambos membros do grupo, e encontra suporte também em aliados, como a Rússia.

O movimento de restrição de oferta busca conter o declínio da matéria-prima nos mercados globais, que sofrem com as perspectivas de uma recessão em escala global. A ação contracionista dos BCs mundiais e  a desaceleração doméstica da China ainda permanecem como o principal ‘drive’ dos mercados de petróleo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Petrolíferas pegam carona com preço e operam no azul

Em reação ao salto no preços do petróleo, as ações das principais petrolíferas do mundo avançam. Após o fechamento do mercado em Londres, a Shell (SHEL) avançou 1,67%. Em Nova York, ExxonMobil (XOM) e Chevron (CVX) ganham, respectivamente, 3,13% e 3,76%.

Já a Petrobras (PETR4) operava em queda de 1,50%, corrigindo a forte alta de mais de 8% na véspera.

*Com Reuters

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
jorge.fofano@moneytimes.com.br
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.