Petróleo sobe após relatos de possível ataque de Israel ao Irã aumentarem temores sobre oferta

Os preços do petróleo subiram mais de 1% nesta quarta-feira após relatos de que Israel estaria se preparando para atacar instalações nucleares iranianas, aumentando os temores de que um conflito possa afetar a disponibilidade de oferta na importante região produtora do Oriente Médio.
Os contratos futuros do petróleo Brent para julho subiram 68 centavos, ou 1,04%, para US$ 66,06 por barril, às 06h30 GMT. Os futuros do petróleo bruto West Texas Intermediate (WTI) dos EUA para julho avançaram 70 centavos, ou 1,1%, para US$ 62,73.
Segundo a CNN, com base em informações de diversos oficiais norte-americanos familiarizados com o assunto, novas informações de inteligência obtidas pelos Estados Unidos indicam que Israel está se preparando para atacar instalações nucleares do Irã.
Ainda não está claro se os líderes israelenses já tomaram uma decisão final, acrescentou a CNN, citando essas fontes.
“Uma escalada desse tipo colocaria em risco não apenas a oferta iraniana, mas também de grande parte da região mais ampla”, afirmaram estrategistas de commodities do ING nesta quarta-feira.
Terceiro maior produtor
O Irã é o terceiro maior produtor entre os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), e um ataque israelense poderia afetar os fluxos de petróleo do país.
Há também preocupações de que o Irã possa retaliar bloqueando o fluxo de petroleiros através do Estreito de Hormuz, ponto estratégico no Golfo por onde Arábia Saudita, Kuwait, Iraque e Emirados Árabes Unidos exportam petróleo bruto e combustíveis.
Os EUA e o Irã realizaram várias rodadas de negociações este ano sobre o programa nuclear iraniano, com o presidente norte-americano Donald Trump retomando uma campanha de sanções mais rigorosas sobre as exportações de petróleo iraniano para forçar o país a abandonar suas ambições nucleares.
Apesar das discussões, autoridades americanas e o líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, fizeram declarações na terça-feira que indicam que ambas as partes ainda estão longe de chegar a um acordo.
“Há negociações nucleares indiretas entre os EUA e o Irã que, se forem bem-sucedidas, podem trazer mais impulso ao mercado. No entanto, essas conversas parecem estar perdendo força”, disseram os analistas do ING.
Com informações Reuters