Petz (PETZ3) tem lucro de R$ 23,8 milhões

O lucro líquido da Petz (PETZ3) totalizou R$ 23,8 milhões no segundo trimestre de 2025 (2T25), versus R$818 mil no mesmo período do ano passado, conforme balanço divulgado nesta quinta-feira (7).
Em base ajustada, o resultado avançou 81,8% no comparativo anual, para R$18,5 milhões.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) ajustado totalizou R$ 83,6 milhões no trimestre encerrado em junho, crescimento de 39,5% ano a ano.
- LEIA TAMBÉM: A temporada de balanços do 2º trimestre de 2025 já começou: veja como receber análises sobre os resultados das empresas e recomendações sobre onde investir
Analistas, em média, estimavam lucro líquido de R$8,5 milhões e Ebitda de R$103,7 milhões para a varejista de produtos para animais de estimação, segundo dados da LSEG.
A receita bruta somou R$ 1,06 bilhão, alta de 8,6 %, com destaques para o canal B2C (R$ 999,2 milhões, com alta de 8,5 % no ano) e B2B (R$ 34,3 milhões, com alta de 9,8 %), além de serviços e outros.
A receita líquida da Petz foi de R$ 887,3 milhões, avanço de 8,5% na base anual, sustentada pela expansão de vendas mesmas lojas e pela participação crescente das marcas próprias — que chegou a 12,5 % do mix, alta de 0,3 ponto percentual.
O lucro bruto alcançou R$ 417,9 milhões, alta de 9,1%, com margem de 39,2 %, reflexo da estratégia de precificação mais assertiva e do mix de produtos. As despesas operacionais totalizaram R$ 334,4 milhões, equivalentes a 31,4 % da receita, beneficiadas pela diluição de custos e pelo controle rigoroso de G&A
No front financeiro, a Petz gerou R$ 56,5 milhões de caixa operacional e encerrou o trimestre com dívida líquida de apenas R$ 45,5 milhões, equivalente a 0,2 vezes o Ebitda ajustado.
A administração destacou que as medidas de otimização do centro de distribuição, a maturação do parque de lojas e os reajustes de preço praticados pelos fornecedores foram cruciais para restaurar margens e sustentar o ritmo de investimentos em expansão, manutenção e tecnologia.
Entre as iniciativas de destaque, segundo a Petz, estão a gamificação de vendas, a expansão do programa de assinatura Clubz e o lançamento do Seres Saúde, além dos programas de ESG, como o Adote Petz e o novo Relatório de Sustentabilidade.
Por fim, a companhia afirma que aprovação pelo CADE da combinação de negócios com a Cobasi, sem restrições, abre caminho para consolidar a liderança no mercado pet, com potencial de 10 % de market share, reforçando a confiança em um segundo semestre de 2025 igualmente promisso.
*Com informações da Reuters