Polícia Federal

PF prende ex-prefeito de Belford Roxo (RJ), suspeito de lavagem de R$ 7,6 bi

07 jul 2026, 18:08 - atualizado em 07 jul 2026, 18:08
PF apreende armas, relógios e dinheiro em carro e endereços de ex-prefeito (Divulgação/PF/Agência Brasil)

O ex-prefeito de Belford Roxo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Márcio Canella (União Brasil), foi preso em flagrante nesta terça (7), durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão da sexta fase da Operação Unha e Carne. Policiais encontraram um fuzil calibre .556 no veículo do político, armamento de calibre restrito, o que motivou a prisão em flagrante por posse irregular de arma de fogo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Estadão busca contato com a defesa de Canella, que preside o União Brasil no Rio e é pré-candidato ao Senado nas eleições deste ano. O espaço permanece aberto para manifestação.

Canella é investigado sob suspeita de atuar como “braço político” de um esquema de lavagem de dinheiro que, segundo a Polícia Federal, movimentou R$ 7,6 bilhões de recursos do crime organizado por meio de uma rede de postos de gasolina ao longo de seis anos.

Além do fuzil encontrado no veículo de Canella, a PF apreendeu, em endereços ligados ao ex-prefeito, dois revólveres, uma pistola, 13 carregadores, munições e relógios de luxo.

Ao todo, os policiais federais cumpriram 19 mandados de busca e apreensão em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Resende e na capital fluminense. A Justiça também determinou o sequestro de bens e valores e a suspensão das atividades econômicas de empresas ligadas aos investigados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Márcio Canella foi prefeito de Belford Roxo de 2025 a abril de 2026. Ele renunciou ao cargo para disputar uma vaga no Senado nas eleições deste ano. A ex-vereadora Rogéria Bolsonaro (PL-RJ), mãe do senador e pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), foi anunciada como primeira suplente na chapa de Canella.

De acordo com a PF, ele poderá responder pelos crimes de organização criminosa, contratação direta ilegal, lavagem de dinheiro e outros delitos que vierem a ser identificados ao longo da investigação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estadão Conteúdo é uma agência de notícias que pertence ao grupo O Estado de S. Paulo e fornece notícias, análises, colunas e cotações, entre outros conteúdos, para veículos de imprensa de todo o Brasil.
Estadão Conteúdo é uma agência de notícias que pertence ao grupo O Estado de S. Paulo e fornece notícias, análises, colunas e cotações, entre outros conteúdos, para veículos de imprensa de todo o Brasil.
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar