Política

PGR pede que MP português ajude a extraditar investigado na Lava Jato

24 jan 2019, 19:48 - atualizado em 24 jan 2019, 19:48

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu hoje (24) ajuda ao Ministério Público de Portugal para tentar extraditar o luso-brasileiro Raul Schmidt, investigado na Operação Lava Jato. Na semana passada, a Justiça portuguesa arquivou pedido de extradição feito pelo governo brasileiro em 2018.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em um ofício enviado à Procuradoria de Portugal, Raquel Dodge pediu que o órgão avalie a apresentação de um recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Segundo a procuradora, o caso é importante para o combate à corrupção no Brasil.

Vale deverá apresentar “fortes resultados” no quarto trimestre, diz Safra

O empresário Raul Schmidt, que tem dupla cidadania, é investigado no Brasil pelo suposto pagamento de propina a ex-diretores da Petrobras e foi preso em Portugal, em 2018, por determinação do ex-juiz Sergio Moro.

Raul Schmidt nasceu e viveu no Brasil, mas é neto de português e, por isso, obteve a nacionalidade portuguesa originária. Schmidt aguardava o resultado final do processo de extradição em liberdade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante os vários trâmites do processo, a Justiça de Portugal chegou a autorizar a extradição, mas a decisão foi suspensa pelo Tribunal Europeu. Os advogados sustentaram que Raul Schmidt estaria sujeito a violações de direitos humanos por considerar que o sistema penitenciário brasileiro não garantiria tratamento digno conforme os padrões mínimos exigidos pela Convenção Europeia dos Direitos do Homem.

Mesmo com a decisão da justiça portuguesa, as investigações devem continuar em andamento no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar