Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

PIB brasileiro vai cair 0,5% neste ano (ou até mais), diz Bank of America

Márcio Juliboni
19/03/2020 - 14:34
Brasil Rio de Janeiro América Latina
Horizonte nebuloso: Brasil enfrentará a terceira recessão em cinco anos (Imagem: Robert Nyman/Unsplash)

O Bank of America (BofA) juntou-se ao coro de bancos que passaram a projetar uma recessão para a economia brasileira neste ano, diante do avanço da pandemia de coronavírus.

Em relatório divulgado nesta quinta-feira (19), o BofA informou que espera uma queda de 0,5% do PIB em 2020.

A previsão anterior era de uma alta de 1,5%. O banco americano argumentou que a redução do consumo privado e a baixa taxa de investimentos são fatores que jogam contra o Brasil.

Gráfico do BofA sobre expectativa de recessão no Brasil

“Ainda há uma grande incerteza sobre as projeções, já que ainda não está claro quando as coisas começarão a se normalizar”, diz o BofA. “Neste ponto, vemos riscos de que nossas estimativas caiam ainda mais”, acrescenta.

O banco espera que o governo brasileiro adote mais medidas para estimular a economia. A expectativa de que o PIB cresça 2,5% no ano que vem foi mantida.

Se serve de algum consolo, a recessão não será exclusividade do Brasil. Antes da pandemia, o BofA esperava que o PIB da América Latina subisse 0,8% neste ano – uma ligeira aceleração sobre os 0,6% de 2019. Agora, a região deve encolher 1,6%.

Venezuela, México e Argentina serão os países mais afetados, segundo o banco, com retrações de 20%, 4,5% e 3%, respectivamente.

Última atualização por Márcio Juliboni - 19/03/2020 - 14:34

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web