Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

PIB do 3º trimestre recua 0,1% sobre o 2º trimestre, puxado por recuo da agropecuária, e entra em recessão técnica

Márcio Juliboni
02/12/2021 - 9:02
Indústria Economia
Termômetro: atividade econômica encolheu no terceiro trimestre, segundo o IBGE (Imagem: CNI/José Paulo Lacerda)

O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,1% no terceiro trimestre, sobre o segundo trimestre, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O resultado foi pressionado pelo tombo de 8% do PIB da agropecuária. As exportações também baixaram 9,8% na mesma comparação.

Como o PIB já havia encolhido 0,4% no segundo trimestre, em relação ao primeiro, o Brasil acumula, portanto, dois trimestres consecutivos de retração. Trata-se do que os economistas chamam de recessão técnica.

O PIB da indústria não apresentou variação (0%), enquanto o setor de serviços, que representa 70% do PIB brasileiro, cresceu 1,1%. O avanço, contudo, não foi suficiente para compensar a retração dos outros setores.

Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, o PIB cresceu 4%. Em valores correntes, o total de riquezas produzidas pelo país, entre julho e setembro, alcançou R$ 2,2 trilhões.

Safra de soja

Segundo o IBGE, a forte queda o PIB agrícola deve-se, sobretudo, ao fim da colheita de soja, concentrada no primeiro semestre do ano. Este também foi um importante fator para a queda das exportações no período apurado, já que a soja é um dos principais produtos brasileiros no comércio internacional.

Em relação ao PIB industrial, o único segmento que cresceu foi o da construção civil (+3,9%). A indústria de transformação retraiu 1%, e a indústria extrativista (em que se encontra, por exemplo, a mineração) ficou 0,4% menor.

Consumo

Em meio a tantos dados negativos, o crescimento de 0,9% do consumo das famílias, na comparação com o segundo trimestre, não deixa de ser um alento. Já os gastos do governo subiram 0,8%. As importações despencaram 8,3%.

Os investimentos, medidos pela formação bruta de capital fixo, apresentaram 0,1% de queda. É o segundo trimestre consecutivo em que esse indicador ficou no vermelho.

Veja o relatório completo do IBGE sobre o PIB do terceiro trimestre.

 

 

Última atualização por Márcio Juliboni - 02/12/2021 - 9:34

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web