Economia

PIB do Chile registra maior queda trimestral em mais de 2 anos

18 nov 2022, 10:38 - atualizado em 18 nov 2022, 10:38
Chile
O Produto Interno Bruto (PIB) contraiu 1,2% em relação ao segundo trimestre, disse o banco central, sua maior queda desde o segundo trimestre de 2020, quando a economia caiu 13% com a pandemia da Covid-19 (Imagem: REUTERS/Ailen Diaz)

A economia do Chile registrou no terceiro trimestre sua maior queda trimestral em mais de dois anos, mostraram dados do banco central nesta sexta-feira, à medida que crescem os temores com a recessão no maior produtor de cobre do mundo.

O Produto Interno Bruto (PIB) contraiu 1,2% em relação ao segundo trimestre, disse o banco central, sua maior queda desde o segundo trimestre de 2020, quando a economia caiu 13% com a pandemia da Covid-19.

Economistas consultados pela Reuters esperavam uma queda de 1,0% na comparação trimestral.

A economia do Chile se recuperou rapidamente da crise relacionada à pandemia, mas foi atingida pela inflação alta, levando o banco central local a elevar agressivamente os juros para o nível atual de 11,25%.

Na comparação anual, de acordo com o banco central, a economia do Chile cresceu 0,3% no terceiro trimestre, ligeiramente acima das expectativas de alta de 0,2%.

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.