Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

PIB do Japão cai 3,9% no 1º trimestre com menor impacto na demanda doméstica

08/06/2021 - 7:36
O dado, melhor do que expectativa de economistas de recuo de 4,8%, equivale a uma contração trimestral real de 1,0% sobre o trimestre anterior, contra preliminar de queda de 1,3% (Imagem: EUTERS/Kim Kyung-Hoon/Files)

A economia do Japão encolheu menos do que o inicialmente informado no primeiro trimestre devido a cortes menores em gastos públicos e de capital, mas a pandemia de coronavírus ainda exerceu forte golpe sobre a demanda geral.

O Produto Interno Bruto encolheu 3,9% em dado anualizado entre janeiro e março, contra leitura preliminar de contração de 5,1%, mas ainda registrando a primeira queda em três trimestres, mostraram nesta terça-feira dados do Escritório do Gabinete.

O dado, melhor do que expectativa de economistas de recuo de 4,8%, equivale a uma contração trimestral real de 1,0% sobre o trimestre anterior, contra preliminar de queda de 1,3%.

A queda revisada do PIB deveu-se principalmente a um declínio menor em gastos públicos e de capital, compensando a queda ligeiramente maior no consumo privado.

“No geral, os gastos de capital e o consumo privado permaneceram fracos, o que mostrou fraqueza na demanda doméstica”, disse Takeshi Minami, economista-chefe do Norinchukin Research Institute.

Os gastos de capital encolheram 1,2% sobre o trimestre anterior, contra preliminar de queda de 1,4% e expectativa de perda de 1,2%. O consumo do governo caiu 1,1%, com preliminar de queda de 1,8%.

O consumo privado, que responde por mais da metade do PIB recuou 1,5% na comparação trimestral, contra estimativa inicial de perda de 1,4%.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Lucas Eurico Simões - 08/06/2021 - 7:45

Cotações Crypto
Pela Web