PIB dos Estados Unidos sobe 3,3% no 2T25, mostra segunda prévia

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos (EUA) subiu a uma taxa anual de 3,3% no segundo trimestre de 2025 (2T25), mostra a segunda leitura da atividade econômica divulgada nesta quinta-feira (28).
O aumento do PIB real no segundo trimestre refletiu principalmente uma redução nas importações, que são uma subtração no cálculo do PIB, e um aumento nos gastos do consumidor, segundo o Bureau of Economic Analysis (BEA).
Esses movimentos foram parcialmente compensados por quedas no investimento e nas exportações.
A primeira prévia da atividade norte-americana no período de abril a junho deste ano registrou crescimento de 3%. A alta de 0,3 ponto percentual veio das revisões para cima no investimento e nos gastos do consumidor, que foram neutralizadas por um ajuste para baixo nos gastos do governo e para cima nas importações.
- CONFIRA: Está em dúvida sobre onde aplicar o seu dinheiro? O Money Times mostra os ativos favoritos das principais instituições financeiras do país; acesse gratuitamente
Em comparação ao primeiro trimestre, a recuperação do PIB real no segundo trimestre refletiu a queda nas importações e a aceleração nos gastos do consumidor. O investimento, por outro lado, caiu.
A terceira e última leitura do PIB dos EUA no 2T25 está prevista para ser divulgada no final de setembro.