PIB dos Estados Unidos sobe 4,3% no 3T25, mostra primeira prévia
O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos (EUA) subiu a uma taxa anual de 4,3% no terceiro trimestre de 2025 (3T25), de acordo com o Departamento de Análise Econômica do país. No segundo trimestre, a economia americana havia crescido 3,8%.
O dado veio acima da expectativa de crescimento de 3,3% na leitura anualizada ante o segundo trimestre, coletada pela mediana de 24 previsões obtidas pelo Projeções Broadcast.
De acordo com o BEA (Bureau of Economic Analysis, em inglês), o aumento do PIB real no terceiro trimestre refletiu elevações nos gastos dos consumidores, nas exportações e nos gastos do governo, que foram parcialmente compensadas por uma queda no investimento. As importações, que são subtraídas no cálculo do PIB, diminuíram.
Inicialmente marcado para 30 de outubro, a primeira leitura do terceiro trimestre atrasou por conta da paralisação governamental (shutdown) dos Estados Unidos.
O BEA destaca que, devido à paralisação, o relatório inicial para o terceiro trimestre de 2025 substitui a divulgação da estimativa preliminar originalmente programada para 30 de outubro e da segunda estimativa originalmente programada para 26 de novembro.
PIB dos EUA
De acordo com a leitura, as vendas finais reais para compradores privados domésticos — a soma dos gastos dos consumidores e do investimento fixo privado bruto — aumentaram 3% no terceiro trimestre, em comparação com um aumento de 2,9% no segundo trimestre.
O índice de preços das compras domésticas brutas aumentou 3,4% no terceiro trimestre, em comparação com um aumento de 2% no segundo trimestre.
O índice de preços das despesas de consumo pessoal (PCE) aumentou 2,8%, em comparação com um aumento de 2,1%. Excluindo os preços de alimentos e energia, o índice de preços do PCE aumentou 2,9%, em comparação com um aumento de 2,6%.