Carros

Picapes e SUVs a diesel desvalorizam mais que o dobro das versões flex

28 set 2023, 14:46 - atualizado em 28 set 2023, 14:46
Diesel Combustível Carros SUVs Picapes
Picapes e SUVs a diesel estão se transformando em uma dor de cabeça a motoristas (Imagem: REUTERS/Wolfgang Rattay)

Picapes e SUVs com motor a diesel estão se transformando em uma dor de cabeça para motoristas que pensam em revender seus modelos no mercado de seminovos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo levantamento da Mobiauto, os modelos a diesel respondem pelos maiores índices de depreciação.

A consultoria do mercado de automóveis nota que, embora os modelos flex (gasolina e álcool) tenham preços de venda mais interessantes para seus donos, são justamente eles que vêm “sumindo” das prateleiras das concessionárias.

“Nossa primeira intenção era prospectar a variação de preços de veículos ano/modelos 2022. Mas foi justamente nesse ano que dois veículos deixaram de oferecer motores flex: Toyota SW4 e Chevrolet S10. Apontamos nossa análise para os carros 2021, a fim de ampliar o leque de consultas”, explica Saint Clair de Castro Junior, economista e CEO da Mobiauto.

Comparando veículos com maior volume de negócios e maior representatividade comercial no segmento de seminovos, percebeu-se que os modelos a diesel desvalorizaram mais do que o dobro das categorias flex. Em alguns casos, a disparidade no índice de depreciação é de até 12 pontos percentuais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Marca Modelo Combustível Ano Agosto/22 (R$) Agosto/23 (R$) Depreciação (%)
Toyota SW4 SRV 2.7 Flex 2021 266.210,98 264.509,09 0,64%
Toyota SW4 SRX 2.8 TDI 2.4 Diesel 2021 363.543,17 316.777,98 12,86%
Chevrolet S10 CD LTZ 2.5 Ecotec 4×4 Flex 2021 196.445,67 190.667,67 2,94%
Chevrolet S10 CD LTZ 2.8 CTDI 4×4 Diesel 2021 242.775,67 211.876,48 12,73%
Toyota Hilux CR SRV 2.7 Flex 2021 209.995,12 203.777,32 2,96%
Toyota Hilux CD SRX 2.8 TDI 4×4 Diesel 2021 305.500,11 261.877,30 14,28%
Fiat Toro Freedom 1.8 AT6 Flex 2021 115.201,77 108.440,76 5,87%
Fiat Toro Ultra 2.0 1.6V TDI 4×4 Diesel 2021 181.657,44 158.443,18 12,78%
Jeep Renegade Longitude 1.8 Flex 2021 102.776,46 294.996,87 9,52%
Jeep Reneage Longitude 2.0 TDI 4×4 Diesel 2021 162.552,14 324.667,23 16,06%
Lande Rover Discovery Sport SE 2.0 4×4 Flex 2021 326.765,62 125.331,87 9,72%
Lande Rover Discovery Sport SE 2.0 4×4 Diesel Diesel 2021 370.876,51 158.113,54 12,46%

 

O que explica a forte desvalorização dos veículos a diesel?

Para a Mobiauto, o que explica a diferença nas cotações dentro do mercado de seminovos é a disparada do preço do diesel no Brasil, que não voltou a ser o que era.

“Ele está mais caro que a gasolina, e aí aquele comprador dos grandes centros, que visava um SUV ou picape a diesel por questões de autonomia e custo-benefício, perdeu o interesse. Muitos modelos com esse tipo de combustível estão parados nas concessionárias e revendas e, aí, o preço médio cai mesmo”, desenvolve Castro Júnior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O sucesso dos veículos a diesel no Brasil está relacionado à forte demanda dos modelos no interior do país, sobretudo por produtores rurais. Há ainda a percepção de que somente modelos a diesel são capazes de superar terrenos e ambientes acidentados e sem muita infraestrutura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
jorge.fofano@moneytimes.com.br
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.