BusinessTimes

Pior seca em 40 anos devasta plantações de cana na Tailândia

18 fev 2020, 12:24 - atualizado em 18 fev 2020, 12:24
Uma seca implacável em 2019 e 2020 afetou todas as culturas da Tailândia, como cana-de-açúcar, borracha e arroz (Imagem: REUTERS/Amit Dave)

A grave seca na Tailândia devasta plantações de cana-de-açúcar, o que reduziu a produção em 50% em áreas da maior região de cultivo no nordeste do país, segundo Nutthapol Asadathorn, diretor-executivo da Thai Roong Ruang Sugar, uma das maiores usinas tailandesas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“É a primeira vez que vejo cana morrer nos campos devido à seca”, disse Nutthapol. “A produção será muito baixa neste ano.” Ele estima a safra de cana-de-açúcar em 78 milhões de toneladas, abaixo dos 130 milhões de toneladas do ano passado.

Pattarapong Pongsawasdi, vice-diretor-gerente da Buriram Sugar, dona de usinas e plantações, prevê produção de 78 milhões a 82 milhões de toneladas. É um volume mais baixo do que estimativas divulgadas no início deste mês pela Thai Sugar Millers.

Uma seca implacável em 2019 e 2020 afetou todas as culturas da Tailândia, como cana-de-açúcar, borracha e arroz.

A produção de açúcar deve ser de 8,5 milhões a 8,8 milhões de toneladas este ano, com exportações em torno de 6 milhões de toneladas, de acordo com Pattarapong. Segundo o Ministério do Comércio, no ano passado as exportações somaram 9,7 milhões de toneladas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ações de produtores de açúcar tailandeses como Khon Kaen Sugar Industry e Khonburi Sugar subiram nos últimos três meses em linha com a alta das cotações globais após as previsões de colheita mais baixa.

Compartilhar

bloomberg@moneytimes.com.br