PIX

Pix: Caixa vai cobrar taxa de transferência; veja quem será cobrado

20 jun 2023, 10:15 - atualizado em 20 jun 2023, 10:15
PIX criptomoedas
Pessoa jurídicas pagarão tarifa para uso do Pix a partir de 19 de julho (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Clientes pessoas jurídicas da Caixa Econômica Federal passarão ter cobrança de tarifa nas transações via Pix, a partir de 19 de julho. O banco destaca que a prática é autorizada pelo Banco Central desde 2020 e já aplicada por outras instituições.

Conforme a Caixa, a cobrança não será aplicada em pessoas físicas, microempreendedores individuais (MEIs) e nem beneficiários de programas sociais.

“O banco comunicou de forma antecipada que, a partir de 19 de julho, iniciará a cobrança exclusivamente de clientes pessoa jurídica privada. A prática já é realizada por outras instituições financeiras e autorizada pelo Arranjo Pix desde novembro de 2020, conforme Resolução BCB nº 30/2020”, diz a Caixa em nota.

Cobranças para pessoas jurídicas

Confira as tarifas que serão aplicadas nas transações via Pix para pessoas jurídicas.

Pix transferência

Na transação realizada de empresa para pessoa física por chave Pix, inserção de dados bancários ou iniciação de pagamento e envio entre empresas por chave ou inserção de dados bancários, será aplicada tarifa de 0,89% do valor da operação, com valor mínimo de R$ 1 e máximo de R$ 8,50.

Pix compra

As empresas que recebem de pessoa física em operações de compra por chave Pix, inserção de dados bancários, iniciador de pagamento e Código QR estático terão que pagar tarifa de 0,89% do valor da operação, com valor mínimo de R$ 1 e máximo de R$ 130. Também entra nessa modalidade as empresas que recebem Pix de outra empresa por Código QR estático e iniciador de pagamento.

Pix checkout

Por fim, empresas que recebem Píx de pessoa física ou de outra empresa por Código QR dinâmico terão taxa de 1,20% do valor da operação, com valor mínimo de R$ 1 e máximo de R$ 130.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
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