Pix

Pix Internacional: Entenda o projeto que pode expandir o programa para mais 4 países

01 mar 2023, 13:40 - atualizado em 01 mar 2023, 13:40
pix, carnaval
Pix internacional está sendo negociado com quatro países da América Latina (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que está sendo negociado o projeto do Pix Internacional com quatro países da América Latina, segundo noticiou o jornal O Globo. A declaração foi feita durante uma palestra no IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com Campos Neto, o intuito é formar um bloco econômico com o Uruguai, Chile, Colômbia e Equador e estabelecer um método de pagamento comum entre os países, sem necessidade de unificação das moedas.

“Estamos olhando como fazer o Pix internacional. Alguns países da América Latina já estão discutindo com a gente como eles vão adotar o Pix. Achamos que vai ter um bloco. Você viaja entre os países e faz o pagamento automático. Assim, se resolve o problema do pagamento transfronteiriço. Estamos trabalhando com Uruguai, Colômbia e Equador. O Chile também nos procurou”, disse o presidente do BC.

Quando o Pix internacional deve surgir?

Segundo Breno Lobo, consultor do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro do BC, o projeto deve ser implementado em 2 anos. A informação foi noticiada pelo Valor Econômico em novembro de 2022.

A criação de um Pix Internacional segue uma tendência global de integrar entre os países sistemas de transações instantâneas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2022, uma hub de inovação do BIS, o Banco de Compensações Internacionais, anunciou estar realizando testes para um sistema que deve funcionar de forma semelhante ao Pix Internacional e que busca abranger mais de 60 países.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar