AgroTimes

Plantio de soja da safra 2022/23 alcança 11%, diz Conab; colheita de trigo, 25,5%

11 out 2022, 11:36 - atualizado em 11 out 2022, 11:36
Plantação de Soja
No Paraná, a semeadura avançou em virtude do tempo menos chuvoso durante a semana (Imagem: Pixabay/jcesar2015)

O plantio da safra brasileira de soja 2022/23 atingiu 11% da área estimada até sábado passado, dia 8, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em levantamento semanal de progresso de safra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em Mato Grosso, principal Estado produtor, “as chuvas ocorridas favoreceram o avanço do plantio que já alcança 22,2% da área. No nordeste do Estado, houve redução no ritmo da semeadura por causa do déficit hídrico”.

No Paraná, a semeadura avançou em virtude do tempo menos chuvoso durante a semana. As baixas temperaturas atrasaram a emergência e o desenvolvimento inicial das lavouras.

Em Mato Grosso do Sul, a semeadura avançou, mas as precipitações frequentes no Centro-Sul e a falta delas no Centro-Norte suspenderam parcialmente o plantio.

Em São Paulo, as chuvas frequentes atrapalharam o plantio, que está atrasado em relação ao da safra passada. Na Bahia, o plantio teve seu início apenas em áreas irrigadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a estatal, 27% da área estimada com milho da primeira safra, de verão, já foi semeada. No Rio Grande do Sul, as boas condições de umidade no solo favoreceram a semeadura, que alcança 71% da área. As lavouras estão com bom estabelecimento, porém, as baixas temperaturas atrasaram seu desenvolvimento.

Em Minas Gerais, a semeadura ocorreu apenas em áreas irrigadas. A maioria das lavouras está em fase de emergência.

No Paraná, as precipitações frequentes atrasaram o plantio, em relação à safra passada, que alcança 67% da área. As lavouras estão, em sua maioria, apresentando bom desenvolvimento.

Quanto ao arroz, conforme a Conab, 14% da área prevista para 2022/23 está plantada. No Rio Grande do Sul, maior produtor nacional, 10% das lavouras foram semeadas. “O plantio está mais adiantado na região sul. O clima menos úmido na semana que passou contribuiu para o avanço das operações”, disse a Conab.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já a primeira safra de feijão 2022/23 está 17,7% semeada no País. “No Paraná, o clima esteve mais estável, sem registros de chuvas em excesso e com aumento na temperatura. Isso favoreceu a plantação e o desenvolvimento das lavouras em diversas regiões. Estima-se que 49% das áreas estejam semeadas, com 12% das lavouras estabelecidas em condições regulares e 88% em boas condições”, estimou a Conab.

Os produtores de trigo, cultura de inverno, avançam na colheita do cereal, que alcança 25,5% da área projetada. No Rio Grande do Sul, “ampliaram-se as áreas em maturação e a colheita foi iniciada no noroeste do Estado, com rendimentos dentro do esperado”, comentou a Conab. No Paraná, nas regiões norte e oeste, as chuvas interromperam a colheita. “A continuidade das chuvas tem dificultado os tratos culturais adequados nas lavouras”, explicou a estatal.

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar