AgroTimes

Plantio de soja no Brasil deve ser recorde na próxima temporada

29 mar 2021, 18:06 - atualizado em 29 mar 2021, 18:06
Soja Grãos Agricultura
Na próxima temporada, serão plantados 1,5 milhão de hectares adicionais, um aumento de 3,9%, para 40 milhões de hectares (Imagem: Reprodução/Embrapa)

Produtores de soja no Brasil devem semear uma área recorde pela segunda temporada seguida, no que será uma das safras mais lucrativas dos últimos anos, segundo a Agroconsult.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na próxima temporada, serão plantados 1,5 milhão de hectares adicionais, um aumento de 3,9%, para 40 milhões de hectares, de acordo com a Agroconsult. O plantio recorde viria após anos de aumentos que corresponderam a menos de metade dessa expansão, disse em entrevista Fabio Meneghin, sócio e analista da Agroconsult.

O Brasil eleva a produção em meio à alta dos preços, impulsionados pela crescente demanda da China e menor produção de outros países-chave, como EUA e Argentina. Em Chicago, os futuros da soja são negociados perto do maior nível em sete anos, enquanto os preços da oleaginosa em reais estão em cotações recordes.

Produtores brasileiros podem obter a maior lucratividade em pelo menos cinco anos para a safra 2021-22, mesmo com o aumento dos custos de produção, disse Meneghin. Produtores que semeiam as próprias terras devem conseguir de 20 a 21 sacas de soja por hectare após os custos, quase o dobro da média de 20 anos. Uma saca equivale a 60 quilos.

A estimativa é baseada em números para o Mato Grosso, o maior produtor, usando taxa de câmbio média de R$ 5,10 e preços da soja em Chicago a US$ 12,50 o bushel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A expansão da área plantada no Brasil deve elevar a produção de soja do país em 7,5%, para 144,1 milhões de toneladas na próxima temporada, de acordo com a Agroconsult. O ritmo de expansão de área pode desacelerar em 2022-23 se vier uma grande safra dos EUA no ano que vem, segundo Meneghin.

“Isso afetaria os preços da soja e a lucratividade do Brasil”, disse. “Mas ainda é muito cedo para prever.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar