CryptoTimes

Plataforma MOSS cria calculadora gratuita para que pessoas meçam sua “pegada de carbono”

22 abr 2021, 13:55 - atualizado em 22 abr 2021, 17:54
O token de crédito de carbono MCO2 visa contribuir com a preservação da biodiversidade e a mitigação das mudanças climáticas (Imagem: Crypto Times)

Nesta Semana da Terra, MOSS, a maior plataforma global de créditos de carbono, está lançando sua Calculadora de Carbono. A ferramenta permite que qualquer pessoa calcule a sua pegada de carbono individual referente ao ano de 2020.

O objetivo da iniciativa é informar e conscientizar sobre a importância da compensação das emissões e, ainda, ligar usuários a projetos de preservação da floresta Amazônica.

Ao responder a doze perguntas de múltipla escolha, sobre temas como moradia, uso de transporte individual e coletivo, estilo de alimentação e quantidade de calorias ingeridas diariamente, além de hábitos de viagens aéreas e compras, a Calculadora MOSS apresenta ao usuário o resultado individual e, também, compara as informações com a média global.

A partir das emissões estimadas, o usuário pode fazer a compensação de sua pegada ambiental por meio da plataforma MOSS. A startup facilita a aquisição de créditos de carbono de projetos de preservação ambiental certificados, que já levaram mais de R$ 60 milhões para a Amazônia.

Para isso, criou MCO2, um ativo digital baseado em blockchain, em que cada token adquirido na plataforma pode compensar uma tonelada de CO₂. Segundo Luis Andaime, fundador e CEO da MOSS:

Há um movimento global de empresas e instituições comprando créditos para se tornarem neutras em carbono. Aqui no Brasil, a MOSS tem parceria com iFood, C6 Bank e até com as equipes de futebol do Flamengo.

A calculadora é mais um passo para quem se preocupa com seu impacto ambiental no mundo e acredita em uma economia mais sustentável. As pessoas também querem se tornar “neutras em carbono”.

Para o desenvolvimento da calculadora de emissões de gases de efeito estufa (GEE), foram utilizados fatores de emissão da Ferramenta de cálculo do Programa Brasileiro GHG Protocol.

Os demais dados foram retirados de fontes oficiais, tais como relatórios governamentais, estudos de companhias ambientais, artigos científicos e dados de fornecedores.

O lançamento da Calculadora Moss acontece em um momento importante.

Em 2019, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 22 de Abril como o Dia Internacional da Mãe-Terra como uma forma de reconhecer a necessidade de proteger a Terra e os seus ecossistemas a fim de melhorar a subsistência das pessoas, combater as mudanças climáticas, e parar o colapso da biodiversidade.

O tema de 2021 é Restaurar a Terra, com destaque para ações de mudanças para uma economia mais sustentável, que funcione tanto para as pessoas como para o planeta, conforme comunicado do secretário-geral da ONU António Guterres.

O token MCO2 está disponível nas plataformas Mercado Bitcoin e FlowBTC, responsável pelo envio de mais de R$ 60 milhões à Amazônia, que serviram para preservar, aproximadamente, 780 milhões de árvores.

Tradutora de conteúdos sobre criptomoedas
redacaocryptotimes@moneytimes.com.br
daniela.nascimento@moneytimes.com.br
redacaocryptotimes@moneytimes.com.br