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Plataforma Saúde ID, da Fleury, poderá acelerar lucros com a entrada de pessoas físicas

17 fev 2021, 9:48 - atualizado em 17 fev 2021, 9:48
Fleury
Para que uma plataforma seja bem-sucedida, ela deve ter uma ampla base de usuários e uma alta recorrência de utilização, entre outros fatores, para que possa desfrutar de efeitos de rede de crescimento exponencial (Imagem: YouTube/Fleury Medicina e Saúde)

A Fleury (FLRY3) informou no início desde mês que começou a aceitar pessoas físicas em sua plataforma de saúde, a Saúde ID, o que deve acelear os lucros da iniciativa, na visão do Banco Safra.

“A nosso ver, esta iniciativa fortalece ainda mais a plataforma, que já conta com mais de 7 milhões de membros corporativos, mas ainda não gera grandes receitas. Embora o segmento B2C possa ser relevante no futuro, não vemos esse movimento como transformador no curto prazo, mas sim como um bloco de construção adicional nesta estratégia de plataforma altamente atraente”, afirmou o banco.

Para que uma plataforma seja bem-sucedida, ela deve ter uma ampla base de usuários e uma alta recorrência de utilização, entre outros fatores, para que possa desfrutar de efeitos de rede de crescimento exponencial. O Fleury parece estar abrindo caminho para o Saúde iD seguindo a estratégia correta, ao ver dos analistas.

Inicialmente, o serviço está disponível apenas para moradores da cidade de São Paulo e, em breve, será estendido a outras regiões do país. O acesso aos serviços poderá ser feito via dois modelos: gratuito e pago.

Em seu modelo gratuito (freemium), o usuário poderá ter acesso a um histórico de saúde – consultas, exames de análises clínicas e imagem, medicamentos e carteirinha de vacinação – e uma série de cupons de desconto nos parceiros.

Supondo uma divisão 50/50 entre as duas versões, paga e gratuita, 65 mil clientes pagantes seriam necessários para adicionar 1% nas receitas.

“Uma fonte de receita é fazer parceria com seguradoras de saúde para oferecer alternativas de atendimento coordenado, como EMR, telemedicina, atenção primária… Outra fonte é vender o atendimento coordenado para empregadores como uma forma de controlar os custos do plano de saúde para seus funcionários, visto que maior prevenção e promoção da saúde trazem benefícios significativos na qualidade de vida e contribuem para a redução de sinistros de alto custo”, afirmou o Safra.

Por enquanto, não está claro o ritmo de crescimento e o mercado potencial endereçável desse negócio B2C. Mas, para o banco, com certeza esta é uma opcionalidade interessante para o caso.

Sendo assim, a recomendação é de compra para os ativos da Fleury, que é a melhor ação do setor para o Safra. O preço-alvo é de R$ 38.

Jornalista | Analista de Marketing
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