Internacional

Polícia holandesa dispersa milhares em protesto contra medidas de restrição da Covid

02 jan 2022, 12:49 - atualizado em 02 jan 2022, 12:49
Protestos, Holanda
Os manifestantes desrespeitaram uma ordem de não realizar uma marcha e caminharam ao longo de uma rua principal (Imagem: REUTERS/Piroschka van de Wouw)

A tropa de choque da polícia holandesa dispersou uma multidão de milhares de pessoas que se reuniram na capital holandesa, neste domingo, para protestar contra as medidas de restrição a e vacinação da Covid-19.

A prefeita de Amsterdã, Femke Halsema, expediu uma portaria de emergência dando poder à polícia para limpar a Praça dos Museus, depois que os manifestantes violaram uma proibição de realizar reuniões públicas devido à mais recente onda de infecções por coronavírus.

Os manifestantes, que em sua maioria não usavam máscaras e ignoravam o distanciamento social, também desrespeitaram uma ordem de não realizar uma marcha e caminharam ao longo de uma rua principal, tocando música e segurando guarda-chuvas amarelos em sinal de oposição às medidas do governo.

A Holanda entrou em lockdown em 19 de dezembro, com o governo ordenando o fechamento de todas as lojas, exceto as essenciais, assim como restaurantes, cabeleireiros, academias, museus e outros lugares públicos até pelo menos 14 de janeiro.

As reuniões públicas de mais de duas pessoas são proibidas sob as atuais restrições.

Como outros países europeus, a Holanda impôs as medidas num esforço para evitar uma nova onda da variante Ômicron do coronavírus, que poderia sobrecarregar um sistema de saúde já pressionado.

reuters@moneytimes.com.br