O Melhor do Seu Dinheiro

Poluição sonora na bolsa: Semana agitada nos mercados, Sabesp privatizada, Magazine Luiza e outras notícias do dia

27 fev 2023, 8:27 - atualizado em 27 fev 2023, 8:28
fone, barulho, headphoe, música
A semana promete ir além do ruído e causar barulho nos mercados financeiros. (Imagem: Pixabay)

Quem vive em cidades médias e grandes compartilha os horrores da poluição sonora. Barulhos intensos se misturam em variadas formas, ordens e combinações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Buzinas, sirenes, motores de automóveis, trens e aviões, obras, máquinas ligadas, igrejas, shows e jogos de futebol estabelecem massas sonoras capazes de desestabilizar nossa saúde. Tanto a física quanto a mental.

Conectar um fone de ouvido com o volume ainda mais alto que toda essa zoeira só piora a situação.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) qualifica como ruído os sons superiores à marca de 65 decibéis, medida pouco compreendida fora do universo dos especialistas. Sabe aquela hora que o barulho começa a incomodar? Essa mesma.

Acima dos 75 decibéis, a barulheira entra no nível de potencial dano ao aparelho auditivo. Mais além, ali pelos 120 decibéis, o barulho já causa dor e pode até mesmo estourar nossos tímpanos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A essa altura você já deve estar questionando: mas o que essa barulheira toda tem a ver com investimento?

E eu respondo: a semana que começa hoje promete ir além do ruído e causar barulho nos mercados financeiros.

A agenda de indicadores prevê para os próximos dias o PIB brasileiro no quatro trimestre de 2022 e as atualizações da taxa de desemprego, da relação dívida/PIB e da inflação ao produtor. Os detalhes da agenda você confere aqui.

Além disso, a medida provisória que prorrogou a desoneração para a gasolina e o etanol vence amanhã. Na busca por uma solução, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne-se hoje com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula também deve decidir entre hoje e amanhã quem indicará para as duas vagas que se abrirão na diretoria do Banco Central. Isso sem contar o balanço da Petrobras e de outras empresas relevantes na B3.

Mas não se preocupe! A cobertura de mercados do Seu Dinheiro está aqui para trazer até você a melhor informação disponível no combate a essa peculiar modalidade de poluição sonora que afeta seu bolso.

Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

REPORTAGEM ESPECIAL
Por que as ações da Sabesp (SBSP3) podem dobrar de valor com a privatização, mas são uma boa opção na B3 mesmo se Tarcísio decidir não vender a empresa. Apesar da forte alta nos últimos 12 meses, analistas acreditam que os papéis seguem sendo uma oportunidade de investimento — mesmo que a desestatização suba no telhado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ACABA UM, COMEÇA OUTRO
Magazine Luiza (MGLU3): recompra de ações é a aposta da vez do Magalu. Confira detalhes do programa. De acordo com a varejista, o novo programa para aquisição de até 40 milhões de papéis terá duração de 18 meses, encerrando-se em 24 de agosto de 2024. 

COMPRAR OU VENDER?
Citi corta preço-alvo da XP — saiba qual foi o “x” da questão para a ação valer menos na projeção. O banco norte-americano vê agora um potencial de valorização de 48% para os papéis da corretora negociados em Nova York.

COM A PALAVRA, A LENDA
De Warren Buffett, com amor: a carta do Oráculo de Omaha revela os segredos — e os tombos — do megainvestidor. A maior lição que o bilionário deixa na carta é um clássico entre os investidores de todo o mundo: não aposte contra os EUA.

MUNDO EM ALERTA
Os reais motivos de Putin que fizeram a guerra nuclear bater à porta do planeta — e que colocam a China em xeque. Inicialmente, o presidente russo suspendeu sua participação no tratado de armas Novo Start por causa da capacidade nuclear dos EUA, mas agora diz que não foi só por isso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

AUTOMÓVEIS
Entenda a polêmica que “rebaixou” os carros elétricos no ranking de consumo do Inmetro. Desde fevereiro, a autarquia passou a divulgar novos dados de autonomia dos veículos 100% elétricos por um critério diferente do usado pelas montadoras.

Uma boa semana para você!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

seudinheiro@moneytimes.com.br