Pontuação de Bortoleto na Fórmula 1 supera anos de estreia de Senna, Piquet, Fittipaldi, Massa e Barrichello
O primeiro ano de Gabriel Bortoleto na Fórmula 1 tem sido marcado por fortes emoções. Além de estrear em casa no GP de São Paulo neste fim de semana, o piloto se tornou o mais jovem da história a pontuar na categoria. Mas há outro feito que chama ainda mais atenção: ele já superou um recorde de Ayrton Senna, o maior nome do automobilismo brasileiro.
Hoje, Bortoleto ocupa a 19ª colocação na classificação geral da Fórmula 1 de 2025. Mesmo na parte de baixo da tabela, o brasileiro de 21 anos já garantiu um feito histórico: é o piloto do país com maior pontuação em sua temporada de estreia na F1.
Para efeito de comparação, Senna somou 13 pontos em seu primeiro ano, em 1984, quando corria pela Toleman-Hart, terminando na 9ª posição do campeonato.
Bortoleto, por sua vez, já tem 19 pontos, restando ainda quatro corridas para o fim da temporada — entre elas, o GP do Brasil.
E não é só Senna que o estreante deixa para trás. Bortoleto também supera outros grandes nomes do automobilismo nacional em seus primeiros anos na F1:
- Felipe Massa: 11 pontos em 2002
- Rubens Barrichello: 2 pontos em 1993
- Nelson Piquet: 3 pontos em 1979
- Emerson Fittipaldi: 12 pontos em 1970
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Anos e pontuações diferentes
A vantagem de Bortoleto sobre Senna é clara no que se refere ao número de pontos conquistados, mas é importante lembrar que a Fórmula 1 mudou bastante desde os anos 1980.
Se estivéssemos falando de um contrato, seria preciso ler com atenção as letras pequenas.
Quando Senna estreou na categoria, o sistema de pontuação era muito mais limitado. Em 1984, apenas os seis primeiros colocados marcavam pontos, distribuídos da seguinte forma:
- 1º lugar: 9 pontos
- 2º lugar: 6 pontos
- 3º lugar: 4 pontos
- 4º lugar: 3 pontos
- 5º lugar: 2 pontos
- 6º lugar: 1 ponto
Ou seja, terminar em sétimo ou oitavo não rendia nada — algo impensável no regulamento atual. Além disso, não havia ponto por volta mais rápida.
Outro fator que tornava o sistema mais rígido: somente os 11 melhores resultados de cada piloto eram considerados na classificação final. Mesmo que Senna pontuasse mais vezes, apenas seus melhores desempenhos entrariam na contagem.
Além disso, a temporada também era menor. Em 1984, a Fórmula 1 tinha 16 etapas, oito a menos que o calendário de 2025. Ainda assim, Senna pontuou em cinco corridas, incluindo seu primeiro pódio na categoria: um segundo lugar no GP de Mônaco.
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Como funciona a pontuação da Fórmula 1 em 2025?
Hoje, pontuar é muito mais fácil do que nos anos 1980. Os 10 primeiros colocados recebem pontos, que vão de 25 para o vencedor até 1 ponto para o décimo:
- 1º: 25
- 2º: 18
- 3º: 15
- 4º: 12
- 5º: 10
- 6º: 8
- 7º: 6
- 8º: 4
- 9º: 2
- 10º: 1
Além disso, ainda há as pontuações dos Sprints — corridas curtas com cerca de 100 km que acontecem 6 vezes no ano.
Porém, apenas os 8 primeiros colocados pontuam:
- Primeiro colocado: 8 pontos
- Segundo colocado: 7 pontos
- Terceiro colocado: 6 pontos
- Quarto colocado: 5 pontos
- Quinto colocado: 4 pontos
- Sexto colocado: 3 pontos
- Sétimo colocado: 2 pontos
- Oitavo colocado: 1 pontos
Ou seja, matematicamente é muito mais fácil pontuar hoje do que na década de 1980.
Quantos pontos Senna teria se corresse na Fórmula 1 2025?
Aplicando o regulamento atual às corridas disputadas por Senna em 1984 — ano em que ele terminou apenas seis provas, mas conquistou três pódios — o tricampeão somaria 70 pontos.
Com esse total, Senna estaria hoje em 9º lugar na classificação geral da Fórmula 1 de 2025, à frente de nomes como Nico Hülkenberg e Isack Hadjar.
A tabela ficaria assim:
- Lando Norris – 357 pontos
- Oscar Piastri – 356 pontos
- Max Verstappen – 321 pontos
- George Russell – 258 pontos
- Charles Leclerc – 210 pontos
- Lewis Hamilton – 146 pontos
- Kimi Antonelli – 97 pontos
- Alexander Albon – 73 pontos
- Ayrton Senna – 70 pontos
- Nico Hülkenberg – 41 pontos
Vale lembrar que a categoria realizará neste domingo sua 21ª etapa do ano, ou seja, nos cálculos, Senna ainda estaria com 4 corridas a menos que os atuais competidores — isso ainda sem considerar os possíveis pontos em Sprints.