Redes Sociais

Por métricas, usuários do Instagram abrem mão da privacidade

27 jul 2019, 20:24 - atualizado em 27 jul 2019, 20:24
Um cientista de dados independente conduziu uma análise envolvendo 200 mil contas do Instagram para extrair informações sobre os riscos da conta comercial (Imagem: Andrew Harrer/Bloomberg)

Milhões de jovens optam por modificar a sua conta no Instagram para o padrão comercial. O que muitos não sabem é que a ação pode colocar em risco não só a própria privacidade do usuário, como também a dos amigos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

David Stier, cientista de dados que atua de forma independente, conduziu uma extensa análise envolvendo 200 mil contas para extrair informações e levantou a questão à empresa detentora da rede social, o Facebook.

“Eu falo com os pais e digo: Vocês sabiam que, se seu filho de 13 anos mudar sua conta do Instagram para o modo comercial, mais de 1 bilhão de pessoas terão acesso às informações de contato dele?”, contou Stier, em uma matéria publicada pela Bloomberg. “Todo pai com quem eu falo diz: Está falando sério?”.

O cientista verificou a descrição dos usuários e percebeu que uma parcela significante deles não detinha de fato um negócio; muitos eram pessoas comuns com não mais do que centenas de seguidores.

O usuário que decide converter para a conta comercial precisa ceder uma informação para contato que possa ser divulgado aos outros. Assim que preenche o campo, ele tem em sua disposição todos os índices sobre o andamento de sua conta no aplicativo, desde os dias e os horários em que as pessoas visualizaram suas publicações até o gênero que mais predomina entre os visitantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em um comunicado, o Instagram se defendeu dizendo que permitia o livre acesso ao perfil comercial por querer apoiar quem está começando o próprio negócio.

“Durante o processo de atualização da conta, nós lembramos as pessoas de que suas informações de contato serão disponibilizadas aos outros e permitimos que eles atualizem ou escondam tais dados”, informou a empresa.

Stier argumentou que, mesmo concedendo a livre escolha, o Instagram poderia proteger a privacidade de seus usuários, já que é possível enviar e-mail ou fazer uma ligação sem precisar realmente compartilhar os detalhes pessoais de cada um.

Depois de notificar o Facebook, o Instagram tornou a informação para contato menos visível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar