Coluna do Market Makers

Por que o investidor deve tomar cuidado com IPOs?

04 set 2023, 20:25 - atualizado em 04 set 2023, 20:25

Existem duas definições da sigla IPO que circulam no mercado financeiro. A primeira é a oficial, e você vai encontrá-la em livros, no Valor Econômico, na Investopedia, nos prospectos das empresas para o mercado e em materiais que os banqueiros fornecem para potenciais investidores.

Significa Initial Public Offering, ou Oferta Pública Inicial, e designa a oferta de ações em bolsa de uma empresa que previamente não era negociada em mercado aberto. Simples assim.

Mas existe também a definição extra-oficial, que circula entre os analistas e gestores, naquelas conversas mais informais e muito mais sinceras, entre pares e amigos que acontecem nos cafés, almoços, e nos bastidores de bons podcasts.

Essa definição consiste em It’s Probably Overpriced (Provavelmente Está Caro Demais) e significa que na maioria dos casos essas operações de abertura de capital das empresas não são bons negócios.

As duas não são auto excludentes. Enquanto a primeira é objetiva, a segunda contém um juízo de valor, um sarcasmo e uma jocosidade com a qual, diria eu, a maior parte do mercado de ações, pelo menos do buy side, concorda: entrar em IPOs na maioria das vezes é um mau negócio.

(Buy side, aliás, são as pessoas que analisam as ações para comprar para si e para as empresas na qual trabalham, enquanto sell side são analistas que avaliam empresas para corretoras e instituições que vendem ações).

Vamos investigar de onde vem essa concepção.

Guilherme Aché, gestor da Squadra, tem 35 anos de experiência no mercado financeiro. Seu fundo long bias está ativo desde 2008, com rendimento acumulado de mais de 950% no período, contra 90% do Ibovespa e 300% do CDI.

É um resultado extraordinário. Mas tem uma coisa que o Aché não consegue fazer: lucrar com IPOs. Ele contou isso para a gente no episódio 60 do Market Makers, publicado quinta-feira.

Foi praticamente um desabafo. “Minha experiência em IPOs talvez seja 100% de erro. Investi e perdi”, diz Aché. No último ciclo de aberturas de capital, entre 2020 e 2021, foram quase 80 operações, da qual a Squadra entrou em apenas quatro. Perdeu dinheiro em todas, “mas não entrei em 76”, consola-se.

Isso me fez perguntar: como um cara tão vitorioso consegue perder tanto? Por que IPOs são tão difíceis para investidores?

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Jornalista, co-fundador do canal Market Makers e do Stock Pickers, duas vezes eleito o podcast mais admirado do Brasil. Passou por grandes redações do país, como o jornal Folha de S. Paulo e revista Exame, e atuou na cobertura de diferentes temas, de cotidiano até economia e negócios. Sua missão, hoje, é a de usar sua expertise editorial e habilidades de reportagem para traduzir o mundo das finanças e mercado financeiro ao grande público.
renato.santiago@mmakers.com.br
Jornalista, co-fundador do canal Market Makers e do Stock Pickers, duas vezes eleito o podcast mais admirado do Brasil. Passou por grandes redações do país, como o jornal Folha de S. Paulo e revista Exame, e atuou na cobertura de diferentes temas, de cotidiano até economia e negócios. Sua missão, hoje, é a de usar sua expertise editorial e habilidades de reportagem para traduzir o mundo das finanças e mercado financeiro ao grande público.
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