Internacional

Por que o vírus leva pessoas racionais ao pânico de comprar

10 mar 2020, 15:53 - atualizado em 10 mar 2020, 15:53
Máscaras Coronavírus
A menos que governos possam encontrar uma maneira de restaurar esse sentimento, o ciclo de compras motivadas por pânico, acumulação e escassez só tende a aumentar (Imagem: Reuters/Ricardo Moraes)

A propagação mundial do novo coronavírus tem causado alguns efeitos colaterais curiosos: as prateleiras das lojas estão vazias de Cingapura a Seattle.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Supermercados do Reino Unido começaram a racionar itens. Em Hong Kong, um entregador, com centenas de rolos de papel higiênico, foi supostamente roubado sob a ameaça de uma faca.

Na Austrália, houve brigas em supermercados, o que levou a polícia a imobilizar um homem. E a França efetivamente nacionalizou toda a produção de máscaras devido à corrida pelo suprimento que esgotou o produto.

As compras motivadas pelo pânico emergiram como uma característica da epidemia de coronavírus tanto quanto a febre ou tosse seca.

Psicólogos veem o controle como uma necessidade básica humana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como uma doença altamente infecciosa e que pode ser fatal, esta epidemia viola o senso de controle de maneiras fundamentais.

A menos que governos possam encontrar uma maneira de restaurar esse sentimento, o ciclo de compras motivadas por pânico, acumulação e escassez só tende a aumentar.

“As pessoas realmente não estão equipadas psicologicamente para processar esse tipo de coisa”, disse Andrew Stephen, professor de marketing da Said Business School da Universidade de Oxford.

O EBay baniu novas listagens de produtos de saúde depois que ocorrências de manipulação de preços tornaram-se comuns (Imagem: Daniel Acker/Bloomberg)

“Isso piora a situação para muitas pessoas em termos de incerteza, e elas fazem o que precisam para tentar recuperar algum controle.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A compra motivada por pânico já ameaça causar danos reais.

O Cirurgião Geral dos EUA pediu aos norte-americanos que parem de comprar máscaras para garantir o fornecimento para profissionais de saúde, enquanto o Japão disse que introduzirá penalidades para a revenda de máscaras.

O EBay baniu novas listagens de produtos de saúde depois que ocorrências de manipulação de preços tornaram-se comuns.

Pacotes de desinfetante para as mãos, geralmente vendidos por US$ 10, chegaram a custar US$ 400.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E a perspectiva de confinamento prolongado em casa fez com que as pessoas corressem para estocar outros itens.

leite de aveia tornou-se uma commodity em alta demanda porque dura mais do que produtos lácteos, o equipamento de sobrevivência popularizado no programa da National Geographic “Doomsday Preppers” também é muito procurado, e a Hostess Brands diz que as vendas de seu famoso bolinho Twinkie dispararam.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar