Mercados

Por que Petrobras (PETR4) sobe, apesar de enrosco do governo com combustíveis

27 fev 2023, 14:55 - atualizado em 27 fev 2023, 14:55
Petrobras
Petrobras tem alta no Ibovespa, em meio à incerteza sobre reoneração impostos dos combustíveis (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

A prorrogação de dois meses da medida que reduz os impostos sobre os combustíveis, definida pelo presidente Lula, se encerra nesta terça-feira (28).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, a reoneração do PIS e Cofis da gasolina e do etanol está prevista para o dia 1º de março e gera enrosco entre o governo e a Petrobras (PETR3;PETR4).

A questão está em aberto e duas saídas têm ganhado força entre os integrantes do PT: prorrogar a desoneração por mais dois meses – até o fim de abril, ou elevar os tributos de forma gradual.

Apesar disso, por volta das 14h45, os papéis da Petrobras avançavam 1,66% no Ibovespa.

  • Entre para o Telegram do Money Times!Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Para a Guide Investimentos, deve haver uma volta parcial dos impostos sobre os combustíveis e é possível ocorrer a redução do preço vendido nas refinarias da Petrobras para as distribuidoras, visando reduzir o impacto do aumento dos impostos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“E a Petrobras, nesse momento, deve reduzir o preço da gasolina e do diesel apenas na quantidade já prevista pela defasagem entre o preço de importação”, apontam.

Conforme a ABICOM, existe margem para se reduzir em 28 e 20 centavos o litro do óleo diesel e da gasolina respectivamente.

À Reuters, o analista de petróleo e derivados da StoneX, Pedro Shinzato, diz que haveria espaço para a Petrobras reduzir em 0,17 real por litro o diesel e em 0,22 real/litro a gasolina. Com isso, o governo conseguiria segurar os preços sem, com isso, prejudicar a empresa.

“Essa simulação fizemos bem cedinho”, disse ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Está previsto para hoje um encontro entre o presidente LulaRui Costa, da Casa Civil, Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, e Jean Prates, CEO da Petrobras, para discutir uma saída ao impasse.

Reoneração dos impostos

Ministério da Fazenda calcula que a reoneração vai garantir R$ 28,9 bilhões aos cofres públicos em 2023. Mas a ala política é contra o fim da isenção, que vai impactar nos preços dos combustíveis e na inflação.

Segundo publicado pelo O Globo, está sendo avaliada a prorrogação da desoneração dos impostos federais sobre a gasolina e o etanol por mais dois meses. Outra alternativa é subir os tributos gradualmente.

No caso de uma volta gradual nos impostos, a expectativa é de que a Petrobras compense o movimento com uma redução do preço dos combustíveis em suas refinarias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas, com foco em varejo e setor aéreo.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas, com foco em varejo e setor aéreo.