Coluna do Heverton Peixoto

Por que vendas de carros usados estão crescendo?

12 maio 2024, 13:00 - atualizado em 13 maio 2024, 14:47
sedan carros veículos usados
Carros usados: A idade média da frota brasileira aumentou dois anos em comparação com uma década atrás. (Imagem: Adobe Stock)

O crescimento nas vendas de veículos usados teve um aumento expressivo nos últimos meses e os motivos englobam desde mudanças nos padrões de consumo até influências sobre a indústria automobilística e indicadores macroeconômicos.

A volatilidade da economia e as incertezas financeiras fizeram dos carros usados uma alternativa acessível quando comparamos aos valores dos veículos novos. E em tempos de instabilidade, não comprometer uma parte grande da renda é essencial. Assim, adquirir um usado tornou-se uma opção mais prudente.

A prova disso é que os últimos números divulgados pelo setor apontam que no ano passado, a idade média da frota brasileira aumentou dois anos em comparação com uma década atrás. Ou seja, nesse período, a presença de veículos com mais tempo de uso, entre 11 e 15 anos, dobrou, passando de 15% para 31,3%. Já a fatia da faixa de até cinco anos de uso, que representava a maioria há dez anos, caiu de 41,7% para 22,6%.

Esse resultado indica um crescimento sustentável que tem se mantido neste ano, aquecendo o setor de usados. Dados recentes apontam um aumento de 3,4% em março em relação a fevereiro. No acumulado (janeiro a março), o crescimento foi de 4,9% com 3.521.189 transações.

Carros usados chamam atenção do consumidores

Enquanto os veículos novos tendem a depreciar mais rapidamente nos primeiros anos, os usados não têm depreciação inicial acentuada.

Outro ponto é a disponibilidade de veículos provenientes de locadoras, frotistas e pessoas físicas, que representam opções seguras para o consumidor. Além disso, os avanços na tecnologia automotiva e os programas de manutenção adequada têm garantido uma vida útil mais longa e um desempenho mais consistente.

A crescente disponibilidade de opções de financiamento também desempenha um papel importante nesse cenário. Com mais opções de planos de pagamento e taxas de juros competitivas, os consumidores têm mais facilidade na hora da escolha, proporcionando a expansão do mercado.

Outro ponto relevante é que os custos com o seguro e registro de um usado tendem a ser mais baixos do que os de um novo, o que ajuda a economizar dinheiro a longo prazo.

É por isso que esse mercado desempenha um papel fundamental na mobilidade econômica, e oferece uma opção acessível para pessoas que precisam de transporte para trabalho, escola ou outras atividades. Sendo assim, podemos dizer que esses veículos contribuem para a inclusão econômica e social.

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Quando olhamos para a macroeconomia, entendemos que esse crescimento nas vendas de veículos usados pode indicar mudanças nos padrões de consumo e nas preferências dos clientes, afetando, inclusive, os índices de inflação e até mesmo a política fiscal.

O crescimento na procura pelos usados faz com que as montadoras e fábricas tenham que pensar em novas estratégias de marketing e venda. Conforme as demandas vão mudando, automaticamente, a indústria automobilística também precisa passar por ajustes necessários para manter-se ativa.

E para se destacar nesse mercado, buscando atender às necessidades e preferências dos consumidores, as empresas financeiras que ofereçam produtos, taxas e financiamentos competitivos estarão bem posicionadas para aproveitar o crescimento do setor previsto para os próximos meses.

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CEO da Omni
CEO da Omni. Graduado em Engenharia Civil com MBA em Corporate Finance no Insead, França. Possui experiência relevante de mais de 15 anos em diferentes indústrias e segmentos, tendo atuado por quatro anos como Diretor Executivo da Wiz Corporate e um ano como Diretor de Transformação Digital da Wiz. Foi também consultor da Mckinsey & Company de 2008 a 2013, participando ativamente de projetos estratégicos no mercado bancário e de seguros da América Latina. Heverton Peixoto iniciou sua carreira na Rede Esho/Grupo Amil, com relevante experiência na indústria de seguros e saúde suplementar.
heverton.peixoto@moneytimes.com.br
CEO da Omni. Graduado em Engenharia Civil com MBA em Corporate Finance no Insead, França. Possui experiência relevante de mais de 15 anos em diferentes indústrias e segmentos, tendo atuado por quatro anos como Diretor Executivo da Wiz Corporate e um ano como Diretor de Transformação Digital da Wiz. Foi também consultor da Mckinsey & Company de 2008 a 2013, participando ativamente de projetos estratégicos no mercado bancário e de seguros da América Latina. Heverton Peixoto iniciou sua carreira na Rede Esho/Grupo Amil, com relevante experiência na indústria de seguros e saúde suplementar.
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