Coluna do Heverton Peixoto

Por que vendas de carros usados estão crescendo?

12 maio 2024, 13:00 - atualizado em 13 maio 2024, 14:47
sedan carros veículos usados
Carros usados: A idade média da frota brasileira aumentou dois anos em comparação com uma década atrás. (Imagem: Adobe Stock)

O crescimento nas vendas de veículos usados teve um aumento expressivo nos últimos meses e os motivos englobam desde mudanças nos padrões de consumo até influências sobre a indústria automobilística e indicadores macroeconômicos.

A volatilidade da economia e as incertezas financeiras fizeram dos carros usados uma alternativa acessível quando comparamos aos valores dos veículos novos. E em tempos de instabilidade, não comprometer uma parte grande da renda é essencial. Assim, adquirir um usado tornou-se uma opção mais prudente.

A prova disso é que os últimos números divulgados pelo setor apontam que no ano passado, a idade média da frota brasileira aumentou dois anos em comparação com uma década atrás. Ou seja, nesse período, a presença de veículos com mais tempo de uso, entre 11 e 15 anos, dobrou, passando de 15% para 31,3%. Já a fatia da faixa de até cinco anos de uso, que representava a maioria há dez anos, caiu de 41,7% para 22,6%.

Esse resultado indica um crescimento sustentável que tem se mantido neste ano, aquecendo o setor de usados. Dados recentes apontam um aumento de 3,4% em março em relação a fevereiro. No acumulado (janeiro a março), o crescimento foi de 4,9% com 3.521.189 transações.

Carros usados chamam atenção do consumidores

Enquanto os veículos novos tendem a depreciar mais rapidamente nos primeiros anos, os usados não têm depreciação inicial acentuada.

Outro ponto é a disponibilidade de veículos provenientes de locadoras, frotistas e pessoas físicas, que representam opções seguras para o consumidor. Além disso, os avanços na tecnologia automotiva e os programas de manutenção adequada têm garantido uma vida útil mais longa e um desempenho mais consistente.

A crescente disponibilidade de opções de financiamento também desempenha um papel importante nesse cenário. Com mais opções de planos de pagamento e taxas de juros competitivas, os consumidores têm mais facilidade na hora da escolha, proporcionando a expansão do mercado.

Outro ponto relevante é que os custos com o seguro e registro de um usado tendem a ser mais baixos do que os de um novo, o que ajuda a economizar dinheiro a longo prazo.

É por isso que esse mercado desempenha um papel fundamental na mobilidade econômica, e oferece uma opção acessível para pessoas que precisam de transporte para trabalho, escola ou outras atividades. Sendo assim, podemos dizer que esses veículos contribuem para a inclusão econômica e social.

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Quando olhamos para a macroeconomia, entendemos que esse crescimento nas vendas de veículos usados pode indicar mudanças nos padrões de consumo e nas preferências dos clientes, afetando, inclusive, os índices de inflação e até mesmo a política fiscal.

O crescimento na procura pelos usados faz com que as montadoras e fábricas tenham que pensar em novas estratégias de marketing e venda. Conforme as demandas vão mudando, automaticamente, a indústria automobilística também precisa passar por ajustes necessários para manter-se ativa.

E para se destacar nesse mercado, buscando atender às necessidades e preferências dos consumidores, as empresas financeiras que ofereçam produtos, taxas e financiamentos competitivos estarão bem posicionadas para aproveitar o crescimento do setor previsto para os próximos meses.

CEO da Omni
CEO da Omni. Graduado em Engenharia Civil com MBA em Corporate Finance no Insead, França. Possui experiência relevante de mais de 15 anos em diferentes indústrias e segmentos, tendo atuado por quatro anos como Diretor Executivo da Wiz Corporate e um ano como Diretor de Transformação Digital da Wiz. Foi também consultor da Mckinsey & Company de 2008 a 2013, participando ativamente de projetos estratégicos no mercado bancário e de seguros da América Latina. Heverton Peixoto iniciou sua carreira na Rede Esho/Grupo Amil, com relevante experiência na indústria de seguros e saúde suplementar.
CEO da Omni. Graduado em Engenharia Civil com MBA em Corporate Finance no Insead, França. Possui experiência relevante de mais de 15 anos em diferentes indústrias e segmentos, tendo atuado por quatro anos como Diretor Executivo da Wiz Corporate e um ano como Diretor de Transformação Digital da Wiz. Foi também consultor da Mckinsey & Company de 2008 a 2013, participando ativamente de projetos estratégicos no mercado bancário e de seguros da América Latina. Heverton Peixoto iniciou sua carreira na Rede Esho/Grupo Amil, com relevante experiência na indústria de seguros e saúde suplementar.
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