Política

Portaria dos CACs foi assinada e vai desbloquear aquisição de armas, diz Exército

26 dez 2023, 10:53 - atualizado em 28 dez 2023, 15:59
Armas
A portaria está encaminhada para publicação no Diário Oficial da União, confirmou o EB; novos CACs poderão acessar o mercado (Imagem: Stockphotos)

A nova portaria conjunta entre Exército Brasileiro e Polícia Federal foi assinada e vai desbloquear aquisições de PCE (Produtos Controlados pelo Exército), como armas e munições, e entrada de novos CACs (Caçadores, Atiradores ou Colecionadores) no mercado, confirmou a força armada nesta terça-feira (26).

O aviso veio através da DFPC (Diretoria de Fiscalização e Produtos Controlados), afirmando que o texto está encaminhado para publicação no DOU (Diário Oficial da União), e que “a partir da sua publicação, estarão LIBERADAS a análise, aprovação e homologação de todos os serviços que estavam bloqueados no Sistema de Gestão Corporativo do Exército (SisGCorp)”.

O sistema é usado para autorizar a compra e venda de armas, munições e solicitações de novos CRs (Certificados de Registro), documento que possibilita uma pessoa física se tornar CAC.

O Exército afirma que o texto irá desbloquear os seguintes serviços:

  • aquisição de PCE no Mercado Nacional para CAC;
  • apostilamento de CR para PF – atualização do tipo de atividade e/ou do tipo de PCE;
  • autorização para aquisição de PCE por importação – Certificado Internacional de Importação (CII);
  • concessão de registro para PF – CAC;
  • revalidação para PF;
  • aquisição de PCE no mercado nacional – munição além do previsto.

O informativo pode ser visualizado aqui.

CACs já podem mudar de nível

O Exército informou, nesta quinta-feira (28), que os atiradores já podem solicitar a mudança para nível II ou III. Saiba mais aqui.

Portaria foi publicada e traz novas regras para CACs

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (27). O texto estabelece novas regras sobre níveis de atiradores, concessão de CRs, validades de laudos psicológicos, equipamentos de recarga e mais. Leia nesta reportagem.

*Essa reportagem foi atualizada na quarta-feira (27), para a adição de um parágrafo sobre a publicação da portaria

repórter
Repórter formado pela PUC-SP, com passagem pelo Poder360, Estadão e Investidor Institucional. Tem pós-graduação em jornalismo econômico pela FGV-SP, através do programa Foca Econômico 2022, do grupo Estado. No Money Times, cobre política, mercados e também a indústria de armas leves no Brasil.
Linkedin
Repórter formado pela PUC-SP, com passagem pelo Poder360, Estadão e Investidor Institucional. Tem pós-graduação em jornalismo econômico pela FGV-SP, através do programa Foca Econômico 2022, do grupo Estado. No Money Times, cobre política, mercados e também a indústria de armas leves no Brasil.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.