Geral

Portugal regulariza situação de 66 mil brasileiros no país; saiba como conseguir sua residência

23 mar 2023, 16:11 - atualizado em 23 mar 2023, 16:11
Portugal
Brasileiros são a nacionalidade mais beneficiada pelo sistema de residência automática em Portugal (Imagem: Pexels/Rich Howard)

O sistema de autorização para residência automática em Portugal já recebeu 85,7 mil pedidos ao longo da primeira semana de funcionamento. Com isso, 66 mil brasileiros já regularizaram a situação e estão com o documento em mãos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os países Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), composta pelo Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, são os beneficiados pelo sistema.

Segundo o levantamento, os brasileiros são os que mais se beneficiaram até o momento, representando 89,4% dos pedidos realizados.

Como funciona o pedido de residência em Portugal

O sistema pode ser acessado pelo site do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) ou pelo eportgual.gov.pt. O documento será liberado em até 72 horas após solicitação.

A medida faz parte do acordo que visa facilitar a mobilidade entre países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), composta pelo Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O acordo foi firmado em julho de 2021 e há ainda mudanças previstas para reduzir as filas para solicitação de vistos nos casos de quem ainda pretende ir para Portugal.

A princípio, a solicitação via internet só será possível para brasileiros — e demais pessoas da CPLP — que já residem em Portugal e entraram com pedido de residência no SEF em 2021 ou 2022, bem como quem têm vistos CPLP emitidos após 31 de outubro de 2022.

Em uma 2ª fase do projeto, a solicitação via internet estará disponível também quem tiver entrado com o pedido de visto depois 1º de janeiro deste ano, além daqueles que tenham entrado regularmente no país, mas ainda não solicitaram a autorização de residência.

O documento custará 15 euros e terá validade de 1 ano, que poderá ser renovado por dois períodos de 2 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, brasileiros que pretender ir para Portugal ainda não poderão usar o novo sistema, sendo necessário realizar o processo de solicitação do visto no consulado português.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar