Política

Posse de Lula: Janja espera público de 300 mil pessoas entre posse e festa

01 jan 2023, 11:40 - atualizado em 01 jan 2023, 11:58
posse lula cerimônia festival do futuro lulapalooza programação 1 janeiro 2023
Posse de Lula: Festival do Futuro reunirá cerca de 30 artistas para festejar presidente (Imagem: Ag. Brasil/ Marcello Casal Jr.)

A posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, neste domingo (1º de janeiro), deve atrair um público de 300 mil pessoas entre a cerimônia e o Festival do Futuro, segundo a futura primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, principal responsável pela organização do evento.

O público não ficará restrito aos moradores do Distrito Federal e arredores. A Inframérica, que administra o aeroporto de Brasília, estima que 150 mil passageiros passarão pelo local entre os dias 30 de dezembro e 02 de janeiro.

Outro indício de que a posse de Lula deve se transformar em uma grande festa popular é que 50 mil pessoas de outras cidades se cadastraram no PT, seu partido, para participar do evento.

Após a prisão de George Washington de Oliveira Sousa, que confessou que pretendia explodir um caminhão de combustível no acesso ao Aeroporto de Brasília para provocar um golpe militar que impedisse a posse de Lula, a segurança do futuro presidente foi reforçada.

O acesso à Praça dos Três Poderes será restrito a 30 mil pessoas. São elas que poderão acompanhar o discurso que Lula fará do Parlatório do Palácio do Planalto, após receber a faixa presidencial e já empossado.

Mais de 60 delegações estrangeiras participarão da cerimônia, incluindo, pelo menos, 30 chefes de Estado.

Posse de Lula: Confira a programação deste domingo, 1º de janeiro

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) toma posse na tarde deste domingo (1º) para um inédito terceiro mandato como Presidente da República do Brasil. Junto dele, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PB) também será empossado.

A solenidade acontece no Congresso Nacional e está marcada para às 15 horas, com cerca de uma hora de duração. Porém, o roteiro da posse começa uma hora antes.

Lula e Alckmin devem passar pela Catedral Metropolitana de Brasília e desfilar pela Esplanada dos Ministérios. A chegada dos chefes de Estado e de governo, além de autoridades e convidados, deve ocorrer até as 14h30.

Cerimônia no Congresso

Por volta deste horário, está prevista a saída do cortejo rumo ao Congresso, onde Lula e Alckmin serão recebidos pelos presidente do SenadoRodrigo Pacheco, e da CâmaraArthur Lira. A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, e Lu Alckmin acompanham.

Também compõem a mesa a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, e o procurador-geral da República, Augusto Aras. Nessa etapa da solenidade, é feita a assinatura do Livro Histórico de Posse Presidencial, efetivando Lula e Alckmin no cargo.

Será a última vez que a cerimônia será realizada no primeiro dia do ano após as eleições. A partir de 2027, o presidente da República tomará posse em 5 de janeiro.

Artistas no Lulapalooza

Enquanto acontece a cerimônia de posse no Congresso , vários artistas se apresentam em eventual musical também na Esplanada. O evento está marcado para começar às 12h, com entrada gratuita, e contará com dois palcos.

O público presente poderá acompanhar o tradicional desfile em carro aberto, em que Lula percorrerá em direção aos eventos protocolares no Congresso Nacional. Ainda no local, o pronunciamento e a entrega da faixa presidencial serão transmitidos em telões.

Cerca de 30 artistas confirmaram presença. Entre eles Chico Cesar, Fernanda Abreu, Gaby Amarantos, Leoni, Maria Rita, Margareth Menezes, Martinho da Vila, Pablo Vittar, Paulinho da Viola, Salgadinho, Valesca Popozuda, Zélia Duncan.

(Com Olívia Bulla)

Diretor de Redação do Money Times
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
Linkedin
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.