BusinessTimes

Preços ao produtor na China caem em dezembro no ritmo mais lento em 10 meses

11 jan 2021, 7:43 - atualizado em 11 jan 2021, 7:44
Indústria China
Uma impressionante recuperação do setor industrial da China ajudou a segunda maior economia do mundo a registrar forte recuperação do choque causado pela Covid-19 no início de 2020 (Imagem: pixabay)

Os preços nos portões das fábricas da China caíram no mês passado no ritmo mais lento desde fevereiro, mostraram dados oficiais nesta segunda-feira, sugerindo que o setor industrial do país continua a registrar rápida recuperação do choque da Covid-19.

O índice de preços ao produtor recuou 0,4% em dezembro na comparação com o ano anterior, disse a Agência Nacional de Estatísticas em comunicado.

A expectativa em pesquisa da Reuters era de queda de 0,8%, depois de deflação de 1,5% em novembro. Na comparação mensal, o índice subiu no ritmo mais forte em quatro anos.

Por sua vez, os preços ao consumidor voltaram a subir no mês passado sobre o ano anterior, sustentados pela recuperação dos preços dos alimentos depois de caírem em novembro pela primeira vez em mais de uma década.

O índice de preços ao consumidor subiu 0,2% na base anual, contra expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,1%. No ano de 2020, o índice teve alta de 2,5%.

Em novembro o índice havia caído 0,5%, na primeira queda desde 2009.

Uma impressionante recuperação do setor industrial da China ajudou a segunda maior economia do mundo a registrar forte recuperação do choque causado pela Covid-19 no início de 2020.

O ritmo de recuperação levou analistas a acreditarem que o banco central pode começar a retirar a política monetária frouxa, mas o presidente do Banco do Povo da China, Yi Gang, disse na sexta-feira que a China vai priorizar a estabilidade da política monetária este ano.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.