Commodities

Preços do petróleo caem abaixo de US$ 45 por barril com preocupação sobre demanda

07 ago 2020, 11:21 - atualizado em 07 ago 2020, 11:21
Petróleo
O óleo Brent chegou a cair 56 centavos nesta manhã, ou 1,2%, para 44,53 dólares (Imagem: Pixabay)

Os preços do petróleo caem abaixo de 45 dólares por barril nesta sexta-feira, devido a preocupações de que a recuperação da demanda diminuiria devido ao ressurgimento de casos de coronavírus, embora uma promessa do Iraque, membro da Opep, de cortar a produção do combustível fóssil ainda mais em agosto forneceça algum suporte às cotações.

O ressurgimento de infecções continua sendo uma questão chave para as perspectivas de mercado e demanda. Os números mostram que os casos nos Estados Unidos estão aumentando em vários Estados. A Índia relatou nesta sexta-feira um salto diário recorde em infecções.

O óleo Brent chegou a cair 56 centavos nesta manhã, ou 1,2%, para 44,53 dólares, enquanto o petróleo norte-americano West Texas Intermediate (WTI) em bruto caiu 44 centavos, ou 1,1%, para 41,51 dólares.

Ambos os benchmarks são definidos para ganhos semanais de mais de 2%.

“Manter os níveis de preços não seria realista”, disse Bjornar Tonhaugen, da Rystad Energy, sobre o aumento desta semana. “Traders correram hoje para corrigir os ganhos, lembrando do inimigo invisível, Covid-19.”

Ao longo da semana, um dólar americano mais fraco ajudou a sustentar os preços do petróleo, tornando a commodity mais atraente para compradores que detêm outras moedas.

O petróleo se recuperou das mínimas alcançadas em abril, quando o Brent caiu para menos de 16 dólares por barril, uma baixa de 21 anos, graças em parte a um acordo recorde de cortes de oferta pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados.

O ministro da Energia da Arábia Saudita e seu homólogo iraquiano enfatizaram seu compromisso com o acordo. O Iraque tem sido um retardatário em cumprir plenamente sua promessa.