Pregão na madrugada: Nasdaq pede autorização para operar 23 horas por dia
A Nasdaq, segunda maior bolsa de valores dos Estados Unidos, planeja ampliar o horário de negociação de suas ações para 23 horas por dia durante a semana útil.
De acordo com a Bloomberg, a bolsa enviou um documento à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) solicitando autorização para adicionar uma sessão de negociação das 21h às 4h, além dos períodos já existentes de pré-mercado, mercado regular e pós-mercado.
No início do ano, a Nasdaq já havia sinalizado a intenção de estender o horário de negociação, aproveitando a demanda global por ações americanas. A expectativa é que a operação comece no início do terceiro trimestre de 2026, dependendo da aprovação regulatória e do alinhamento com outras bolsas.
A iniciativa segue uma tendência do setor de estender o pregão além do horário tradicional, das 9h30 às 16h. O pregão estendido pode acelerar a precificação de resultados corporativos e indicadores econômicos, mas também pode reduzir o tempo para digerir notícias e gerar oscilações mais intensas em horários de menor liquidez.
Outras bolsas adotam estratégia semelhante. A Bolsa de Valores de Nova York, por exemplo, projeta oferecer negociação por 22 horas diárias, já com aprovação inicial da SEC, sujeita a ajustes nos fluxos de dados do mercado.