Internacional

Presidente da Coreia do Sul declara Lei Marcial; entenda o que é e como funciona

03 dez 2024, 16:22 - atualizado em 03 dez 2024, 16:22
coreia-do-sul-lei-marcial
(Imagem: Reuters/Kim Hong-Ji)

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, declarou Lei Marcial nesta terça-feira (3). Durante discurso televionado, Yoon atacou oponentes políticos internos, que constituíriam “comportamento antiestatal claro com o objetivo de incitar a rebelião”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o presidente, os partidos de oposição fizeram o processo parlamentar como refém. Com isso, Yoon prometeu erradicar as “vergonhosas forças antiestatais pró-Coreia do Norte” e afirmou não ter escolha a não ser tomar a medida para salvaguardar a ordem constitucional.

  • Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado 

Apesar disso, Yoon não citou nenhuma ameaça específica da Coreia do Norte com armas nucleares, concentrando-se em seus oponentes políticos internos.

Após a imposição da lei marcial, o acesso ao parlamento sul-coreano foi fechado e forças especiais da polícia foram enviadas para conter manifestantes. Apesar disso, parte dos delegados conseguiram acessar o plenário, aprovando moção que exige a suspensão da lei.

“Tanques, veículos blindados de transporte de pessoal e soldados com armas e facas governarão o país”, disse Lee Jae-myung, líder do Partido Democrático, que tem a maioria no Parlamento, em uma transmissão ao vivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A economia da República da Coreia entrará em colapso irremediável. Meus concidadãos, por favor, compareçam à Assembleia Nacional”, acrescentou.

A ação marca a primeira vez, desde o fim da ditadura militar na Coreia do Sul, na década de 1980, que um governo decreta a lei marcial.

Repercussão global

Após o anúncio de Yoon, o won, moeda coreana, apresentou uma queda acentuada em relação ao dólar norte-americano. Por volta das 15h, no horário de Brasília, US$ 1 equivale a ₩ 1,420.70, nível mais fraco desde outubro de 2022.

De acordo com ministro das Finanças da Coreia do Sul, Choi Sang-mok, o governo adotará todas as medidas possíveis para estabilizar os mercados financeiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Mobilizaremos todas as medidas possíveis de estabilização dos mercados financeiro e cambial, incluindo injeções ilimitadas de liquidez”, afirmou em reunião de emergência com as principais autoridades econômicas em Seul.

Além disso o ex-presidente sul-coreano Moon Jae-in, do Partido Democrático, afirmou em um post no X que a democracia do país está em crise.

“Espero que a Assembleia Nacional aja rapidamente para proteger nossa democracia”, escreveu ele em uma postagem. “Peço às pessoas que unam forças para proteger e salvar a democracia e para ajudar a Assembleia Nacional a funcionar normalmente.”

Enquanto isso, os Estados Unidos estão em contato com o governo da Coreia do Sul, monitorando a situação de perto, disse um porta-voz da Casa Branca. Cerca de 28.500 soldados norte-americanos estão posicionados na Coreia do Sul para protegerem o país da Coreia do Norte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é a Lei Marcial

A utilização da Lei Marcial ocorre durante situações de tensão, permitindo toques de recolher e a restrição da circulação de civis. Com isso, o decreto altera as regras de funcionamento do país, colocando em vigor leis militares.

Além de restringir o deslocamento, a medida veta os direitos de se reunir, manifestar opiniões e de não ser preso sem fundamentação jurídica. Um exemplo recente é quando a Ucrânia usou a lei, em 2022, para proibir que homens de 18 a 60 anos deixassem o país.

Apesar de normalmente ser introduzida como uma medida temporária durante guerras, a medida serve também para desastres naturais e outras catástrofes.

*Com Reuters

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar