Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Presidente da Nicarágua pode consolidar poder em eleição apontada como fraudulenta

01/11/2021 - 13:59
Daniel Ortega
A eleição é vista pelos EUA como uma fraude que parece prestes a consolidar seu controle do poder e aprofundar o isolamento internacional da nação da América Central (Imagem: Nicaragua’s Presidency/Cesar Perez/Handout via REUTERS)

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, concorre a um quarto mandato consecutivo no domingo em uma eleição vista pelos Estados Unidos como uma fraude que parece prestes a consolidar seu controle do poder e aprofundar o isolamento internacional da nação da América Central.

O governo do presidente dos EUA, Joe Biden, está se preparando para intensificar suas sanções em protesto contra a votação na qual Ortega não terá concorrentes de fato, mas precisa ter cuidado para não incentivar a migração econômica ou um tumulto desestabilizador no segundo país mais pobre das Américas.

A postura cada vez mais autoritária de Ortega, um ex-guerrilheiro marxista que ajudou a depor a ditadura de Anastasio Somoza apoiada pelos EUA em 1979, preocupa Washington e seus aliados, que o veem cada vez mais no mesmo campo dos líderes de Venezuela, Cuba e Rússia.

Desde a última eleição, em 2016, Ortega aboliu o limite de mandatos presidenciais, ampliou o império empresarial de sua família e aumentou a pressão sobre a mídia independente.

Nos últimos meses, ele prendeu concorrentes da oposição, ativistas, jornalistas e líderes empresariais. Outros críticos foram para o exílio.

“Outra autocracia se enraizando em nossa porta é a última coisa de que precisamos neste hemisfério neste momento”, disse uma autoridade norte-americana pedindo anonimato.

Muitos nicaraguenses dizem que se sentirão impotentes nas urnas. Os vários candidatos na cédula são essencialmente desconhecidos, e críticos os consideram asseclas de Ortega.

Última atualização por Janaina de Camargo - 01/11/2021 - 13:59

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto