Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Presidente da Turquia diz que solução de dois Estados é única opção para o Chipre

10/02/2021 - 15:25
Recep Tayyip Erdogan
“Não existe mais nenhuma solução, a não ser a solução de dois Estados. Quer você a aceite ou não, não existe mais federação”, disse Tayyip Erdogan (Imagem: Facebook Recep Tayyip Erdogan )

O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, disse nesta quarta-feira que a única maneira de se resolver décadas de disputa sobre o Chipre é estabelecer dois Estados na ilha, e uma federação preferida por Atenas não estaria na pauta de conversas iminentes.

Na segunda-feira, os líderes da Grécia e de Chipre disseram que só aceitariam um acordo de paz baseado em resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU), rejeitando a fórmula de dois Estados apoiada pela Turquia e por cipriotas turcos. Conversas sob os auspícios da ONU estão planejadas para o mês que vem.

A ONU deve convidar duas comunidades do Chipre e ministros das Relações Exteriores das três nações fiadoras – Grécia, Turquia e Reino Unido – para debater como progredir em um tema que provoca tensões entre Ancara e Atenas e complica projetos energéticos no leste do Mediterrâneo.

As resoluções da ONU pedem a reunificação do Chipre por meio de um pacto federal de duas zonas. Foram fracassadas as tentativas anteriores de unir gregos e cipriotas turcos na ilha, que foi dividida em uma invasão turca de 1914 desencadeada por um golpe insuflado pela Grécia.

Erdogan disse que comunicados da Grécia e do governo cipriota mostraram que eles estão desconsiderando as autoridades cipriotas turcas, reconhecidas somente por Ancara, acrescentando que não faz sentido debater propostas que já fracassaram.

“Não existe mais nenhuma solução, a não ser a solução de dois Estados. Quer você a aceite ou não, não existe mais federação”, disse ele a parlamentares.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , , , ,

Última atualização por Rafael Borges - 10/02/2021 - 15:25

Cotações Crypto
Pela Web