Bancos

Presidente de Banco Central da Turquia promete maior visibilidade

12 nov 2020, 9:17 - atualizado em 12 nov 2020, 9:17
BC Turquia
Em reuniões com executivos do setor bancário nesta semana, o presidente do banco central turco, Naci Agbal, prometeu comunicação mais próxima e políticas previsíveis (Imagem: Reuters/Umit Bektas/File Photo)

O novo presidente do banco central da Turquia disse às instituições financeiras que oferecerá estimativas mais claras sobre a política monetária, de acordo com pessoas com conhecimento direto das conversas, o que reforça mensagens tranquilizadoras do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, de retorno à ortodoxia.

Em reuniões com executivos do setor bancário nesta semana, o presidente do banco central turco, Naci Agbal, prometeu comunicação mais próxima e políticas previsíveis.

Os executivos disseram que se sentiram incomodados com a falta de previsibilidade nos últimos dois anos, de acordo com as pessoas, que não quiseram ser identificadas. Os presentes às reuniões ficaram animados com os comentários, disseram as fontes.

Nos últimos anos, bancos estatais tentaram sem sucesso impulsionar a lira em colapso com intervenções não anunciadas nos mercados de câmbio, e o presidente anterior do banco central, Murat Uysal, conduziu uma série de decisões de política monetária repentinas.

Agbal tem transmitido mensagens defendidas pelo mercado em discussões com bancos, ao sugerir uma posição mais inclinada ao aperto monetário e prometer maior responsabilidade e cooperação, disseram as pessoas.

O próprio Erdogan prometeu na quarta-feira apoiar políticas favoráveis ao mercado, o que sinalizaria um cessar-fogo com investidores internacionais depois do colapso da lira na semana passada e da reorganização da equipe econômica.

Lutfi Elvan foi indicado como o novo ministro do Tesouro e das Finanças na terça-feira para substituir o genro de Erdogan, Berat Albayrak, que renunciou.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.