Bancos

Presidente do Banco Mundial espera que G20 estenda congelamento de dívidas até fim de 2021

05 abr 2021, 14:08 - atualizado em 05 abr 2021, 14:08
David Malpass
“A Iniciativa de Suspensão do Serviço da Dívida (DSSI, na sigla em inglês) do G20 já ajudou países a adiar cerca de 5 bilhões de dólares em pagamentos até o final de 2020”, disse Malpass (Imagem: REUTERS/Florence Lo)

O presidente do Banco Mundial, David Malpass, disse nesta segunda-feira que espera que a China, os Estados Unidos e outras grandes economias do G20 estendam o congelamento dos pagamentos do serviço de dívidas bilaterais até o final de 2021, quando se reunirem nesta semana.

A Iniciativa de Suspensão do Serviço da Dívida (DSSI, na sigla em inglês) do G20 já ajudou países a adiar cerca de 5 bilhões de dólares em pagamentos até o final de 2020, com outros 7,3 bilhões de dólares em pagamentos esperados para serem adiados até junho, disse David aos repórteres.

Estender o congelamento do pagamento de dívidas até o final do ano economizaria mais dinheiro que os países poderiam usar para combater a pandemia de Covid-19 e apoiar suas economias, mas o “real alívio da dívida” seria necessário no longo prazo para permitir que os países mais pobres levassem o peso da dívida para um nível mais moderado.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.