Internacional

Presidente do BCE ignorou conselho contra retomada de compra de títulos, diz FT

10 out 2019, 9:05 - atualizado em 10 out 2019, 9:06
BCE
BCE prometeu compras de títulos por tempo indefinido em setembro, mesmo que mais de um terço do Conselho tenha se oposto à medida (Imagem: Reutesr/Kai Pfaffenbach)

O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, ignorou os conselhos do comitê de política monetária do banco para não retomar as compras de títulos, informou o Financial Times nesta quinta-feira, esclarecendo ainda mais a divisão em relação à medida.

O BCE prometeu compras de títulos por tempo indefinido em setembro, mesmo que mais de um terço do Conselho do BCE tenha se oposto à medida, um nível incomumente alto de dissidência para uma entidade que normalmente luta por consenso.

O comitê de política monetária – formado principalmente por tecnocratas dos 19 bancos centrais da zona do euro – enviou uma carta a Draghi e outros membros do Conselho do BCE vários dias antes da reunião, advertindo contra novas compras de ativos, citaram três membros do Conselho segundo o FT.

Embora o conselho do comitê não seja obrigatório, houve apenas algumas ocasiões durante os oito anos de mandato de Draghi em que o Conselho do BCE foi contra o comitê, acrescentou o Financial Times.

Um porta-voz do BCE se recusou a comentar.

O BCE começará as compras de títulos, em 20 bilhões de euros por mês, em 1º de novembro

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.