Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Presidente do Fed de Cleveland defende mais apoio fiscal

19/11/2020 - 15:22
Federal Reserve
O Fed tem comprado atualmente cerca de US$ 120 bilhões em títulos do Tesouro e títulos lastreados em hipotecas todos os meses, em parte com o objetivo de reduzir os custos de financiamentos (Imagem: REUTERS/Yuri Gripas)

A presidente do Federal Reserve de Cleveland, Loretta Mester, disse que o suporte da política fiscal, e não uma ação adicional da política monetária, é o que os EUA mais precisam, já que o aumento dos casos de Covid-19 ameaça sufocar a atividade econômica.

“O aumento dos casos de vírus é muito preocupante, e o fato de não termos um pacote fiscal é muito preocupante”, disse Mester na quinta-feira em entrevista à Bloomberg Television.

Mester, que neste ano vota no Comitê Federal de Mercado Aberto, destacou que alguns setores da economia vão bem, enquanto outros permanecem muito prejudicados.

“Com o impacto desigual, é aí que a política fiscal desempenha um papel, porque a política fiscal pode ser realmente direcionada”, disse. “Estamos em um bom lugar com nossa política monetária, porque estamos muito acomodativos.”

Na reunião de 4 e 5 de novembro, o FOMC discutiu as opções para alterar as compras de ativos em grande escala como forma de reduzir ainda mais os juros para empresas e famílias.

O Fed tem comprado atualmente cerca de US$ 120 bilhões em títulos do Tesouro e títulos lastreados em hipotecas todos os meses, em parte com o objetivo de reduzir os custos de financiamentos. A próxima reunião do Fed acontece nos dias 15 e 16 de dezembro.

Questionada se apoia uma mudança para ajustar ou aumentar as compras, Mester foi evasiva, mas não se inclinou a favor de uma mudança.

“Não está claro para mim que a política monetária seja necessariamente a ferramenta certa”, disse. “Na minha opinião, quando há tanta disparidade entre os setores, a política fiscal é a ferramenta certa para lidar com essas coisas.”

Isso é um mau presságio para a economia, porque o Congresso não parece pronto para agir, acrescentou.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Vitória Fernandes - 19/11/2020 - 15:22

Cotações Crypto
Pela Web