BusinessTimes

Pressões de preços do Japão aumentam com empresas abandonando modelo de “deflação”, diz autoridade do BC

02 jun 2022, 8:32 - atualizado em 02 jun 2022, 8:32
Banco do Japão BoJ
“Com o impacto da pandemia continuando, mudar para uma política monetária mais apertada agora causaria enormes danos às atividades empresariais e domésticas”, disse Adachi em um discurso (Imagem: REUTERS/Kim Kyung-Hoon)

O Japão pode ver a pressão inflacionária aumentar à medida que mais empresas se afastam de um modelo de negócios que funcionou sob um período prolongado de deflação, disse Seiji Adachi, membro da diretoria do banco central, nesta quinta-feira.

Mas ele alertou que é “prematuro” apertar a política monetária agora, já que a inflação continua abaixo da meta de 2% do banco central e a economia ainda não se recuperou totalmente da pandemia de Covid-19.

“Com o impacto da pandemia continuando, mudar para uma política monetária mais apertada agora causaria enormes danos às atividades empresariais e domésticas”, disse Adachi em um discurso.

Adachi disse mais tarde durante briefing que o banco central do Japão poderia considerar a normalização da política monetária se a inflação ao consumidor que elimina fatores pontuais, como custos de combustíveis e alimentos frescos, se aproximar de 2%.

Essa medida da inflação, que reflete a força da economia, “pode chegar perto de 2% se as empresas continuarem repassando custos mais altos aos consumidores”, disse ele a repórteres, acrescentando que há riscos positivos e negativos para as perspectivas de preços do Japão.

Um índice de inflação japonês que exclui custos de alimentos frescos e combustíveis subiu 0,8% em abril, sinal de que a pressão inflacionária ainda precisa se expandir para setores mais amplos da economia.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.