BusinessTimes

Primeiro “trader espacial” está de olho em setor de US$ 43 bilhões

07 out 2019, 11:34 - atualizado em 07 out 2019, 11:34
“As empresas espaciais definitivamente precisarão de traders”, disse Masatoshi Nagasaki (Imagem: Kentaro Takahashi/Bloomberg)

O negócio de fabricar e lançar pequenos satélites deverá quase quadruplicar na próxima década, com vendas de US$ 42,8 bilhões, criando uma oportunidade para quem busca lucrar com o aumento do comércio entre empresas do setor.

Um deles é Masatoshi Nagasaki, o primeiro autodenominado operador espacial do mundo.

Com 39 anos, Nagasaki não trabalha em uma espaçonave, viajando de planeta em planeta como um personagem de um romance de Isaac Asimov. Em vez disso, o trader trabalha no sétimo andar de um prédio que se tornou um centro para startups com foco no espaço. Ele já fechou contratos com a agência espacial japonesa para intermediar lançamentos de satélites.

“As empresas espaciais definitivamente precisarão de traders”, disse Nagasaki. “Quero que o espaço se torne uma indústria em si mesma.”

Space BD, startup de Nagasaki, quer se tornar um balcão único para empresas que buscam crescer no mercado de foguetes, oferecendo consultoria técnica e estabelecendo uma ponte com operadoras de lançamento. Os intermediários são necessários para industrializar e desenvolver negócios, disse Nagasaki.

A Space BD fechou contratos para a implantação de pelo menos 15 pequenos satélites, incluindo seu primeiro acordo no exterior com um instituto de pesquisa acadêmica na Austrália. Uma parceria entre a Universidade de Sydney, a Universidade de Nova Gales do Sul e 10 outras instituições trabalha com a Space BD para lançar o CubeSats, os minissatélites padronizados e quadrados usados para coletar informações no espaço.

Outro cliente é o Ryman Sat Project, que visa tornar os empreendimentos espaciais mais acessíveis. Fundado por um grupo de assalariados, a ideia é facilitar aos empresários comuns oportunidades de vendas e investimentos além da estratosfera.

Nagasaki ganhou seu contrato com a JAXA, agência espacial do Japão, um ano depois do lançamento da Space BD, em 2017. É o primeiro provedor de serviços comerciais a implantar pequenos satélites a partir de um módulo de laboratório construído no Japão, na Estação Espacial Internacional. A startup tem 16 funcionários, com planos de triplicar esse número em três anos.

A Space BD foi lançada com 100 milhões de ienes em financiamento da empresa japonesa de capital de risco Incubate Fund, que, juntamente com a Anniversaire Holdings, investiu outros 200 milhões de ienes no negócio. Nagasaki tem planos de listar a empresa em cinco anos.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.