Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Principais portos do Brasil têm operações mantidas, mas coronavírus muda rotina

18/03/2020 - 17:58
Santos Brasil STBP3 Portos
O comitê de crise voltará acrescentando que novas medidas de segurança serão aplicadas para proteger a saúde das pessoas envolvidas em atividades portuárias (Imagem: Santos Brasil/Divulgação)

O Porto de Santos, maior da América Latina, manterá normalmente suas operações apesar de preocupações relacionadas ao avanço do novo coronavírus no Brasil, disse o presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), que representa companhias que atuam no local.

A afirmação foi feita nesta quarta-feira, após reunião com trabalhadores e autoridades do porto para discussão de medidas de combate ao alastramento da doença, que virou uma pandemia mundial.

Em declaração enviada à Reuters, o presidente da Sopesp, Regis Prunzel, disse que os trabalhadores apoiam a iniciativa de manter operações, embora algumas medidas devam ser tomadas.

Entre elas, ficou decidido a redução de aglomerações no perímetro do porto, de acordo com Prunzel.

“O porto mantém a operação de forma normal, este é um posicionamento nosso, a própria autoridade portuária também vai se posicionar, e os trabalhadores também estão de acordo e apoiando a iniciativa”, afirmou Prunzel por meio de mensagem de áudio.

Ele disse ainda que um comitê de crise foi criado com representantes de todos os segmentos que atuam porto, de onde parte a maior parcela das exportações de café, açúcar, soja e algodão do Brasil.

O comitê de crise voltará a se reunir na sexta-feira, disse Prunzel, acrescentando que novas medidas de segurança serão aplicadas para proteger a saúde das pessoas envolvidas em atividades portuárias.

Na véspera, uma carta enviada à Secretaria de Portos da Presidência da República pelo sindicato que representa os estivadores em Santos, Guarujá e São Vicente cogitara a paralisação total das operações no porto por causa da crise do coronavírus.

Porto de Paranaguá
As operações no porto de Paranaguá (PR), segundo mais importante do Brasil para commodities agrícolas, como a soja, também não foram interrompidas (Imagem: Reuters/Paulo Whitaker)

Segundo a Sopesp, a hipótese está afastada e sequer foi cogitada na reunião desta manhã.

Paranaguá

As operações no porto de Paranaguá (PR), segundo mais importante do Brasil para commodities agrícolas, como a soja, também não foram interrompidas e continuarão normalmente, disse um representante à Reuters via telefone.

Como parte de novas medidas de segurança aplicadas desde janeiro no porto, os capitães de embarcações têm a obrigação de reportar qualquer caso suspeito entre os membros da tripulação.

Todas as pessoas que entram na zona portuária também devem apresentar documentos atestando as condições de saúde, acrescentou a assessoria de imprensa.

Não foi registrado nenhum caso suspeito nos navios que chegam a Paranaguá, segundo autoridades do local.

Última atualização por Renan Dantas - 18/03/2020 - 17:58

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web