Empresas

Prio (PRIO3): Ibama dá sinal verde para licença prévia em poço de Wahoo; notícia é catalizador de alta, vê BofA

18 jul 2025, 15:55 - atualizado em 18 jul 2025, 16:48
prio prio3 petróleo petroleira
Além de ter sofrido com a queda recente do petróleo, companhia tem gatilho que pode (Imagem: Prio)

A Prio (PRIO3) informou que o Ibama concedeu licença prévia para a produção do poço de Wahoo, mostra fato relevante divulgado nesta sexta-feira.

O próximo passo é a emissão de licença de instalação. Isso é necessário para iniciar a construção e interligação do campo com o FPSO Frade.

Na bolsa, a ação, que estava caindo em dia ruim para o Ibovespa, virou para alta.

Em comentário, o Bank of America lembra que ainda que a licença prévia não seja propriamente a definitiva, isso é um forte indício de que ela poderá ser emitida em breve.

“Após a concessão da licença prévia, prevemos que levará de 30 a 40 dias para a obtenção da licença de instalação e, em seguida, apenas mais alguns meses para a emissão da licença de operação (e final)”.

Para o banco, a notícia é positiva, pois demonstra que o Ibama está avançando no processo de licenciamento para Wahoo.

“Ressaltamos que as licenças para Wahoo têm sido a principal preocupação dos investidores na tese de investimento da PRIO”.

Notavelmente, afirma, enquanto os investidores locais estão confiantes de que as licenças serão emitidas em algum momento (embora não saibam quando), os investidores estrangeiros tendem a ser mais céticos quanto à concessão das licenças.

Quando produção vai começar?

O momento exato para o início das operações do Wahoo dependerá principalmente da emissão da licença, diz o banco.

“Não está claro quando a PRIO convocará o navio de apoio para realizar o tie-back (a chegada do navio ao Brasil deve levar aproximadamente 45 dias)”.

Recentemente, o CEO da Prio, Roberto Monteiro, comentou que a PRIO planeja usar os navios Amazon e Sapura para o desenvolvimento do campo de Wahoo.

“Espera-se que o Amazon instale o primeiro oleoduto, enquanto o Sapura Genesis provavelmente estará envolvido em um segundo oleoduto”.

Comprar Prio?

O BofA manteve a recomendação de compra para Prio.

Segundo os analistas, a empresa tem forte potencial de valorização, com rendimentos atrativos para 2026 e 2027.

“Mesmo com premissas mais conservadoras para o petróleo em comparação com o consenso, ainda prevemos um fluxo de caixa forte de 29% e 38% em 2026 e 2027 (assumindo preços do petróleo de US$ 63/barril e US$ 65/barril)”.

No curto e médio prazo, o banco elenca alguns catalisadores:

  1. Ibama concedendo a licença preliminar e final para Wahoo;
  2. aumento da produção de Albacora Leste e;
  3. conclusão da aquisição de Peregrino.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
renan.dantas@moneytimes.com.br
Linkedin
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar