A Prio inicia o ramp up da produção do FPSO Peregrino após autorização da ANP. (Imagem: Divulgação)
A Prio (PRIO3) obteve nesta sexta-feira (17) autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para o retorno da produção do FPSO Peregrino, operado pela Equinor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o fato relevante enviado ao mercado, o processo de ramp up (processo de aumento gradual) da produção iniciará de imediato.
A interdição havia ocorrido em meados de agosto deste ano, devido a pendências na documentação de segurança e análise de risco, além de necessidade de adequações no sistema de dilúvio.
A auditoria da agência ocorreu entre 11 e 15 de agosto. Segundo a ANP, foram identificadas “situações de risco grave e iminente”, motivando a paralisação. A Equinor iniciou imediatamente os reparos, com previsão de conclusão em 3 a 6 semanas.
À época, o Safra estimou que o tempo de parada previsto poderia implicar em uma perda estimada entre US$ 30 milhões e US$ 60 milhões para a companhia, o que equivale a 0,5% a 1% do valor de mercado da empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Considerando 100% do campo, o impacto estimado poderia variar de aproximadamente 1,5% a 3% do valor de mercado, no mesmo intervalo de 3 a 6 semanas necessário para resolver os problemas”, disseram os analistas em relatório após a interdição.
Produção da Prio
No início deste mês, a Prio anunciou que sua produção de petróleo em setembro foi de 71.269 barris de óleo equivalente por dia (boe/dia), uma queda de 22% em relação a agosto. Com isso, no terceiro trimestre, a média de produção ficou em 88.168 boe/dia.
O Campo de Tubarão Martelo (Cluster Polvo + TBMT) produziu 14.325 boe/dia, recuo de 8,7% em relação ao mês anterior, por causa de uma parada no poço TBMT-6H devido a problemas na bomba. O reparo foi concluído em 15 de setembro e o poço voltou a operar.
Em Albacora Leste, a produção caiu 13,9%, chegando a 23.654 boe/dia. O Campo de Frade registrou 33.290 boe/dia, baixa de 0,8%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Campo de Peregrino, a produção estava interrompida.
As vendas de petróleo chegaram a 2.727.906 barris em setembro, redução de 10,5%. Apesar disso, no terceiro trimestre, as vendas somaram 8.841.424 barris, aumento de 8,2% em relação ao trimestre anterior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE