BusinessTimes

Procura por crédito cai 12,2% em setembro, segundo Serasa Experian

20 out 2022, 18:30 - atualizado em 20 out 2022, 18:30
Real digital
O levantamento mede as relações de crédito dos consumidores com instituições financeiras e com empresas não financeiras (Imagem: Pixabay/joelfotos)

De acordo com a pesquisa realizada pelo Serasa Experian, a procura por operações de crédito diminui em 12.2% nesse mês de setembro, em comparação ao mesmo período no ano passado.

A pesquisa revela que consumidores que tem a renda mensal entre R$ 500 a R$ 1000,00, são os que menos têm buscado essa linha de crédito.

Essa queda vem sendo em nível nacional, mas a  grande redução vem no Sudeste com -13,9%, Sul com -12,2% e na região Nordeste com 12%.

Para o Serasa Experian, o motivo dessa redução tem haver com as altas taxas de juros, praticadas pelas instituições de crédito.

Alta dos Juros

Um comparativo de agosto de 2021 até agosto desse ano, a Taxa Selic subiu de 2% para 13,75% ao ano.

Esse encarecimento do crédito desestimula a demanda em várias outras linhas, de acordo com a pesquisa da empresa.

O Serasa aconselha que que o consumidor faça uma reavaliação no seu orçamento, e busque poupar dinheiro para esse final de ano, e buscar fechar o orçamento no azul para o começo de 2023. Pois esses são os períodos em que tradicionalmente os gastos sobem.

A pesquisa é feita com base numa amostra significativa de números de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), consultados todos os meses na base de dados da Serasa Experian.

O levantamento mede as relações de crédito dos consumidores com instituições financeiras e com empresas não financeiras.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.