Petróleo

Produção da Opep sobe pela 1ª vez desde início dos cortes

02 set 2019, 15:55 - atualizado em 02 set 2019, 15:55
Opep
A Opep e seus parceiros, coalizão de 24 nações conhecida como Opep+, concordaram em reduzir a produção em 1,2 milhão de barris por dia no início de 2019 (Imagem: Stefan Wermuth/Bloomberg)

A produção de petróleo da Opep aumentou no mês passado, a primeira alta desde que o grupo e seus aliados iniciaram uma nova rodada de cortes de produção no início do ano para sustentar o fraco mercado global.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nigéria e Arábia Saudita lideraram o impulso da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, que coletivamente aumentaram 200.000 barris por dia para 29,99 milhões por dia, segundo pesquisa da Bloomberg. A pesquisa é baseada em estimativas de autoridades, dados de rastreamento de navios e de consultorias, incluindo Rystad Energy e JBC Energy GmbH.

A Opep e seus parceiros, coalizão de 24 nações conhecida como Opep+, concordaram em reduzir a produção em 1,2 milhão de barris por dia no início de 2019, uma vez que a economia global vacilante e a crescente produção de petróleo de xisto dos EUA ameaçavam deixar os mercados mundiais com excesso. Esse acordo substituiu rodada anterior de cortes que começou em janeiro de 2017.

A estratégia busca sustentar os preços contra perspectiva de deterioração do crescimento global e a guerra comercial aparentemente complexa entre os EUA e a China. Os contratos futuros do Brent caíram mais de 20% em relação ao pico atingido em abril.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora a Arábia Saudita tenha aumentado a produção no mês passado, o reino ainda está cortando muito mais do que o prometido no acordo da Opep+, pois faz esforços extras para equilibrar o mercado. Riad aumentou a produção em 50.000 barris por dia para 9,83 milhões por dia em agosto, época em que o consumo doméstico geralmente aumenta em meio ao uso crescente de ar condicionado.

Cortes maiores do que o planejado pelos sauditas agora estão apenas equilibrando as trapaças de outros membros da Opep.

A Nigéria não fez nenhum dos cortes prometidos e aumentou novamente a produção em agosto, em 60.000 barris por dia, para 1,95 milhão, o nível mais alto desde o início de 2016. O produtor da África Ocidental aumentou a produção para níveis máximos em seu novo campo de petróleo offshore Egina operado pela Total, de acordo com a Agência Internacional de Energia.

A Rússia também mostrou sinais de retroceder em seus compromissos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O país bombeava 11.294 milhões de barris por dia em agosto, ou 104.000 por dia a mais do que seu limite sob o acordo da Opep. O Ministro da Energia, Alexander Novak, havia sinalizado que a conformidade cairia com a Rússia cortando mais do que o necessário no início deste ano após a descoberta de petróleo contaminado em seu oleoduto Druzhba.

Um comitê formado por membros-chave da aliança Opep+ se reunirá em Abu Dhabi em 12 de setembro para revisar seu progresso na estabilização dos mercados mundiais de petróleo. A coalizão completa se reunirá em dezembro em Viena para considerar qualquer ação necessária em 2020.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar