BusinessTimes

Produção da Petrobras cresce 2,6% no 3º trimestre e empresa eleva meta para 2020

20 out 2020, 19:33 - atualizado em 20 out 2020, 21:28
P-74 no campo de Búzios no pré-sal da Bacia de Santos
De janeiro a setembro, a produção de óleo e gás no Brasil cresceu em 9% em relação ao ano passado, com a extração dos campos do pré-sal expandindo-se em 32% (Imagem: Petrobras/ André Ribeiro)

A produção de petróleo e gás da Petrobras (PETR3;PETR4) somou 2,952 milhões de barris de óleo equivalente ao dia (boed) no terceiro trimestre, aumento de 2,6% ante o mesmo período do ano passado e um crescimento de 5,4% ante o segundo trimestre, informou a empresa nesta terça-feira, elevando também sua meta de bombeamento para o ano.

A companhia aumentou a produção de petróleo no Brasil no terceiro trimestre ante o período anterior em mais de 5%, para 2,36 milhões de barris por dia, devido à maior eficiência operacional das plataformas instaladas no Campo de Búzios; crescimento da produção da P-70, localizada no Campo de Atapu, que iniciou a produção no final do mês de junho; e redução das perdas por indisponibilidade de linhas submarinas, com o desenvolvimento de novas tecnologias.

Além disso, a empresa citou “normalização da produção das plataformas que haviam sido paradas em função da Covid-19 no segundo trimestre”.

De janeiro a setembro, a produção de óleo e gás no Brasil cresceu em 9% em relação ao ano passado, com a extração dos campos do pré-sal expandindo-se em 32%, enquanto nas demais áreas, pós-sal, águas rasas e terrestres, houve contração.

Com a força do pré-sal, a empresa revisou para cima sua meta de produção no ano.

“Estimamos que a produção média em 2020 chegue em 2,84 MMboed, sendo 2,28 MMbpd de óleo, com variação de 1,5% para cima ou para baixo, superando o limite superior (2,5%) das metas originalmente divulgadas para o ano (2,7 MMboed e 2,2 MMbpd)”, afirmou.

Veja o relatório completo:

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.