Produção da Petrobras (PETR3;PETR4) encolhe 2% no 4T22
A Petrobras (PETR3;PETR4) produziu 2.646 milhões de barris por dia (bpd) de petróleo e gás no quarto trimestre de 2022, queda de 2,1% em relação ao ano passado, mostra documento enviado ao mercado nesta quarta-feira (08).
Na comparação com o terceiro trimestre, a produção da companhia subiu 0,1%. No ano, a estatal produziu 2.684 bpd, queda de 3,2% ante 2021.
De acordo com a companhia, o resultado foi influenciado pelo aumento de produção da plataforma de Guanabara e início de produção da P-71 e de poços novos da Bacia de Campos.
Por outro lado, o maior volume de perdas com manutenções e intervenções, descomissionamento de plataformas de Marlim, desinvestimentos, e a cessão de 5% da participação no contrato de partilha de produção dos volumes do excedente da cessão onerosa do Campo de Búzios pesaram para a queda.
A produção de óleo no pré-sal foi de 1.639 Mbpd, 1,9% superior ao trimestre anterior, puxado pela Guanabara e início de produção da P-71.
Já a produção do pós-sal foi de 401 Mbpd, 7,6% inferior ao trimestre anterior, principalmente em função do maior volume de perdas provocadas por manutenções e intervenções.
As exportações aumentaram 310% em relação ao terceiro trimestre, puxado pelo petróleo e óleo combustível.
Vendas de derivados da Petrobras
No quarto trimestre, as vendas de derivados da Petrobras ficaram em linha com as do terceiro trimestre, refletindo maiores vendas de gasolina e QAV (combustível para aviação) e redução de vendas nos demais derivados.
“O aumento das vendas de gasolina ocorreu em função da sazonalidade do consumo e maior competitividade do derivado. As maiores vendas de QAV se deveram à recuperação frente ao impacto da COVID-19 no setor aéreo”, informou a Petrobras.
Já a redução nas vendas dos demais derivados se deu, principalmente, devido à sazonalidade do consumo de diesel e venda de quantidades adicionais de nafta, explica.
Óleo Combustível
No período, as vendas de óleo combustível recuaram 8,6% em relação ao trimestre anterior por conta das menores entregas para o segmento industrial na região Norte.
Com os reservatórios cheios, não houve vendas para geração termelétrica nos três últimos trimestres de 2022.
No ano, a geração de energia elétrica pela Petrobras reduziu 75% em relação a 2021.
Veja o documento: