BusinessTimes

Produção da Petrobras (PETR3;PETR4) encolhe 2% no 4T22

08 fev 2023, 18:20 - atualizado em 08 fev 2023, 18:53
Petrobras
Na comparação com o segundo trimestre, a produção da companhia caiu 0,3% (Imagem: Agência Petrobras)

A Petrobras (PETR3;PETR4) produziu 2.646 milhões de barris por dia (bpd) de petróleo e gás no quarto trimestre de 2022, queda de 2,1% em relação ao ano passado, mostra documento enviado ao mercado nesta quarta-feira (08).

Na comparação com o terceiro trimestre, a produção da companhia subiu 0,1%. No ano, a estatal produziu 2.684 bpd, queda de 3,2% ante 2021.

De acordo com a companhia, o resultado foi influenciado pelo aumento de produção da plataforma de Guanabara e início de produção da P-71 e de poços novos da Bacia de Campos.

Por outro lado, o maior volume de perdas com manutenções e intervenções, descomissionamento de plataformas de Marlim, desinvestimentos, e a cessão de 5% da participação no contrato de partilha de produção dos volumes do excedente da cessão onerosa do Campo de Búzios pesaram para a queda.

A produção de óleo no pré-sal foi de 1.639 Mbpd, 1,9% superior ao trimestre anterior, puxado pela Guanabara e início de produção da P-71.

Já a produção do pós-sal foi de 401 Mbpd, 7,6% inferior ao trimestre anterior, principalmente em função do maior volume de perdas provocadas por manutenções e intervenções.

As exportações aumentaram 310% em relação ao terceiro trimestre, puxado pelo petróleo e óleo combustível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vendas de derivados da Petrobras

No quarto trimestre, as vendas de derivados da Petrobras ficaram em linha com as do terceiro trimestre, refletindo maiores vendas de gasolina e QAV (combustível para aviação) e redução de vendas nos demais derivados.

“O aumento das vendas de gasolina ocorreu em função da sazonalidade do consumo e maior competitividade do derivado. As maiores vendas de QAV se deveram à recuperação frente ao impacto da COVID-19 no setor aéreo”, informou a Petrobras.

Já a redução nas vendas dos demais derivados se deu, principalmente, devido à sazonalidade do consumo de diesel e venda de quantidades adicionais de nafta, explica.

Óleo Combustível

No período, as vendas de óleo combustível recuaram 8,6% em relação ao trimestre anterior por conta das menores entregas para o segmento industrial na região Norte.

Com os reservatórios cheios, não houve vendas para geração termelétrica nos três últimos trimestres de 2022.

No ano, a geração de energia elétrica pela Petrobras reduziu 75% em relação a 2021.

Veja o documento: