Petróleo

Produção de petróleo do Brasil é recorde; Refinaria do Chile é fechada por falta de energia

04 fev 2024, 12:53 - atualizado em 04 fev 2024, 16:48
petróleo
Com petróleo e gás natural, pela primeira vez, Brasil atinge marca de mais de 4 milhões de barris por dia (Imagem: Canva Pro)

A produção média brasileira de petróleo registrou recorde em 2023, de 3,402 milhões de barris por dia, alta de 12,57% ante 2022.

O aumento deve-se à instalação de quatro novas plataformas pela Petrobras (PETR3; PETR4) nas bacias de Santos e Campos, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Além disso, a extração de gás natural atingiu recorde de 150 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) no ano passado, cerca de 8,7% maior do que o visto no ano anterior.

Com isso, somando a produção de petróleo e gás natural, o Brasil produziu um volume médio de 4,344 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), total 11,69% acima do recorde anterior, alcançado em 2022.

Em relatório, a ANP diz que foi a primeira vez que a produção média anual nacional atingiu uma marca acima dos 4 milhões de boe/d.

Desse total, o pré-sal foi responsável por 3,304 milhões de boe/d, o que representou 75% da produção nacional.

Em 2023, a Petrobras iniciou a produção nas plataformas do tipo FPSO Almirante Barroso, Anna Nery, Anita Garibaldi e Sepetiba.

Segunda maior refinaria de petróleo do Chile é fechada

A refinaria de Aconcágua, a segunda maior do Chile, com capacidade para processar 102 mil barris por dia (bpd) de petróleo bruto, está fechada desde sexta-feira (02) devido a uma queda de energia causada pelos incêndios florestais que assolam o país, disse a empresa.

Até o momento, os incêndios florestais deixaram mais de 60 pessoas mortas e queimaram dezenas de milhares de hectares de terra no centro e no sul do país, principalmente na região costeira de Valparaíso, onde vivem quase um milhão de pessoas.

As autoridades classificaram a catástrofe como a mais mortal desde o forte terremoto de 2010, que deixou cerca de 500 pessoas mortas. Elas também estimam que o número de mortos continuará a aumentar nas próximas horas.

“Todas as unidades e plantas da refinaria Aconcágua estão paradas após a falta de energia que afetou parte da região como resultado dos incêndios”, disse a empresa estatal chilena de petróleo National Petroleum Company (ENAP), proprietária da refinaria em um comunicado.

A ENAP disse que havia reforçado os controles preventivos e de segurança “a fim de minimizar os riscos em vista da situação complexa em nossa região” A empresa acrescentou que o incêndio não atingiu a usina.

A refinaria de Aconcágua está localizada na foz do rio Aconcágua, cerca de 15 km ao norte do epicentro dos incêndios, na região de Valparaíso.

O Chile é um importador líquido de petróleo bruto.

*Com Reuters

Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.